Mais de oito mil pessoas entre representantes de marcas de todo o País e lojistas da região passaram pelo Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, movimentando mais de R$ 55 milhões durante os cinco dias do evento. A feira trouxe grandes marcas do segmento de calçados, cama, mesa e banho e confecções nos 50 estandes disponíveis. O evento é destinado aos comerciantes da região e movimentou todo o setor turístico da Capital.

A 1ª edição do Palmas Fashion aconteceu paralelo ao Palmas Shoes, proporcionando em um mesmo local a exposição de vários segmentos para os lojistas, além de marcas nacionais. “O grande diferencial é a facilidade para lojistas terem acesso a todas as coleções ao mesmo tempo e no mesmo período. É a oportunidade de conhecer e comprar as melhores coleções, fazer suas negociações sem ter que se dirigir aos grandes centros, o que exige um custo muito alto”, avalia o organizador do evento, Alessandro Tavares.

Outro ponto positivo é o aquecimento no setor hoteleiro, visto que o mês de janeiro é considerado pelo setor um mês com baixo índice de ocupação dos hotéis. Em pesquisa realizada pela Agência Municipal de Turismo (Agtur), durante os dias do evento, a taxa de ocupação hoteleira teve média superior a 50%. “Durante o evento pudemos observar que a maioria dos hotéis obteve taxas acima de 50%, mas muito deles que fecharam parcerias com evento tiveram 100% dos seus leitos ocupados em razão da feira”, ressaltou a diretora de promoção e eventos da Agtur, Renata Oliveira.

Segundo o organizador da feira, Alessandro Tavares, mais uma vez o evento atingiu o objetivo esperado, tanto em público, como no montante de negócios realizados, e devido ao grande sucesso, outra prévia deverá acontecer ainda este ano, sendo ainda maior que a anterior. “Conseguimos alcançar os valores que imaginamos nos dois segmentos. No ramo de calçados conseguimos manter os valores de outras edições e o ramo de confecções veio para somar”, avaliou.

Tavares ressalta, ainda, o potencial que a cidade desponta para o turismo de negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. “O evento é realmente um grande sucesso, e isso pode ser constatado pelo fato de que os participantes já solicitaram uma prévia para o próximo mês de maio, sendo que no último que realizamos estavam presentes 37 estandes, e já no próximo estamos com 60 estandes confirmados. Eu realmente acredito que este aumento no número de vezes que realizamos a feira tem sido em razão do sucesso do evento, bem como a solicitação dotrade de Palmas, pois a feira proporciona mais consumo na cidade, nos hotéis, nos estabelecimentos de alimentação, dentre outros. Enfim, acreditamos que a realização desta feira contribui bastante para alavancar e consolidar a Capital como uma referência no turismo de negócio, só temos a agradecer a parceria com a Prefeitura de Palmas”, ressaltou o organizador.

A empresária Sheila Mégda, diretora geral do Céu Palace Hotel, empresa que também faz parte de um grupo empresarial do ramo de calçados e confecções, destaca a satisfação em fazer parte da feira, bem como de estabelecer parcerias que para a sua realização.  “Nosso grupo empresarial teve o prazer de apoiar a 5ª edição da Feira Palmas Shoes, onde os representantes tiveram a experiência de hospedagem no nosso hotel, bem como os lojistas que efetuaram seus pedidos na feira”, disse.

Sheila também ressaltou a importância da feira para o Estado, bem como é importante a qualidade e qualificação para atender o crescente mercado de turismo de negócios na Capital. “A feira Palmas Shoes é referência no Tocantins e região, e o nosso hotel agradece e incentiva eventos que proporcionam boa movimentação ao turismo em Palmas. Temos estrutura e equipe em contínuo treinamento para oferecer hospedagem de qualidade em nossa bela cidade”, ressaltou.

As feiras têm movimentado o turismo local, de acordo com o presidente interino da Agência Municipal de Turismo, Eudes Assis. “Estamos andando em direção contrária à crise, muitas pessoas de diferentes estados têm vindo para participar das feiras e isso tem aquecido a economia local”, comemorou Assis.