Foto – Divulgação

A Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa – Rede TOPAMA (QualiTOPAMA), desenvolvida na Universidade Federal do Tocantins (UFT), está selecionando nove conteudistas para a produção de material instrucional, com o objetivo de otimizar a qualificação dos profissionais da área da saúde, em municípios atendidos pelo projeto. Os selecionados vão receber uma bolsa de R$ 3.000,00 e terão um contrato de um mês para a realização do trabalho. Até o dia 13 de agosto, os interessados poderão se inscrever para participar do processo seletivo.
A Central QualiTOPAMA é um projeto criado para fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico dos desafios no Sistema Único de
Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), busca, assim, uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atua em 30 municípios da região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão) e recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).
A TOPAMA apresenta algumas fragilidades na cobertura das ações e serviços de saúde.
O QualiTOPAMA pretende atuar de forma a minimizar ou corrigir essas fragilidades. Isso se dá a partir de três tipos de intervenção: diagnóstica, educacional e tecnológica. Capacitamos servidores públicos, sobretudo das áreas educacional e da saúde, dos municípios parceiros para o desenvolvimento de oficinas pedagógicas e cursos de extensão visando a eliminação de barreiras que limitam o direito à saúde. Assim, esses conteudistas vão produzir material instrucional para o curso de extensão em Gestão e Planejamento em Saúde,  explicou o professor Dr. Paulo Fernando Martins, coordenador do projeto.
O edital completo pode ser acessado aqui: https://fapto.org.br/processos-seletivo-392-edital-053- 2022.
Por Ingrid Assis/Assessoria