Maria José Cotrim – Editora Geral e Jornalista

Ora que fui pega de surpresa com montagens amadoras circulando em grupos de WhatsApp usando logomarca da Gazeta do Cerrado e com selinho de “fakenews”. Após mais de horas de trabalho nesta terça-feira, 03, mais de oito matérias numa cobertura detalhada da transição do governo na capital, ver o desrespeito com o jornalismo sério gera indignação.

Vamos aos fatos! Fui surpreendida na cobertura de transmissão de cargo na capital pela colega de profissão, a jornalista Gabriela, tremendo, com os olhos embargados e gaguejando contando que teria passado por uma situação constrangedora envolvendo um assessor. Era mais ou menos final do evento. A colega ali com a câmera na mão e lágrimas nos olhos e eu agi como jornalista que sou: relatei as alegações dela numa matéria e procurei a pessoa citada no caso, porém, já não se encontrava no evento. As alegações e o testemunho são dela.

A versão dela dos fatos foi colocada e o espaço aberto para a outra parte. Isso é Jornalismo! Antes de mais nada é uma profissional que não importa quem assessora como Jornalista, há uma mulher profissional exercendo as habilidades técnicas. Sobre juízo de valor com relação a questões políticas envolvidas no caso não coube e não cabe a nós enquanto veículo.

Nossa matéria contou o relato com as falas dela. Em seguida já veio uma nota do Sindicato dos Jornalistas repudiando o fato e falando da necessidade de respeito na nossa profissão.

Daí vem o exército das redes a interesse não sei de quem ou do quê usando nossa logomarca e atribuindo o fato a uma fakenews. Respeitem o jornalismo e nós que o fazemos diariamente muitas vezes por horas como nestes últimos dias! Respeitem quem ouve os lados, que estabelece o contraditório e que relata os fatos.

O combate às fakenews será um grande desafio neste ano eleitoral. Até onde tentarão ir para tentar desconstruir o trabalho sério do jornalismo!? Fakenews é o antagonismo real do que nós do Jornalismo fazemos.

Vamos acionar nosso jurídico para saber de onde vem as montagenzinhas e tomaremos as providências cabíveis! O fato aconteceu e reportamos como veículo. Contexto político de A ou B fica por conta deles. Estamos sendo caluniados por contar versões de um fato que aconteceu?

A verdadeira fakenews é aquela que tenta divulgar notícias mentirosas, inventadas, sem fundo de verdade! Respeitem o Jornalismo!

Até quando vão tratar o jornalismo assim? A mercê de picuinhas políticas? Há 12 anos neste Tocantins não canso de me surpreender com algumas práticas! Mas sigo e seguiremos em frente abordando os fatos, ouvindo os lados e fazendo jornalismo de fato!