Em material encaminhado à imprensa, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Tocantins (Sintet) afirma que sem solução para as reivindicações, os profissionais da rede municipal de educação de Miracema deflagraram greve em assembleia realizada nesta segunda-feira, 11 de abril, na sede da entidade.

O Sintet afirma que comunicou a prefeita Camila Fernandes por meio de ofício na manhã desta terça-feira, 12, sobre a decisão da categoria que aprovou a greve a partir do dia 19 de abril de 2022. O prazo para o início da paralisação respeita a Lei Geral de Greve (Lei N° 7.783/89).

Segundo o sindicato, a categoria reivindica o cumprimento da lei do piso que estabelece o reajuste do piso do magistério em 33,24%, com base no mês de janeiro de 2022 e o cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério municipal.

“A gestão municipal não pode fazer de conta que não está acontecendo nada, para além de valorizar a categoria é preciso antes de tudo ouvir a classe trabalhadora que é a base da sociedade. Ainda vivemos em uma democracia”, disse o presidente do Sintet Regional de Miracema, Iata Anderson.

O Sintet ainda que, devido a educação ter sido recentemente considerada serviço essencial, o comando de greve manterá 30% do efetivo trabalhando.

O outro lado

A Gazeta entrou em contato com a Prefeitura de Miracema e aguarda um posicionamento.