Ícone do site Gazeta do Cerrado

Efeito coronavírus: procura por máscaras e álcool em gel cresce em Palmas e já há falta em algumas farmácias

Levantamento da Gazeta mostra que produtos estão em falta em algumas farmácias

Larissa Marra – Jornalista Gazeta do Cerrado

Em meio à crescente confirmação do número de casos de coronavírus no Brasil, a busca por máscaras cirúrgicas, álcool gel e lenços descartáveis aumenta a cada dia nas farmácias de Palmas.

O portal Gazeta do Cerrado circulou por dez estabelecimentos de diferentes regiões da cidade nesta quinta-feira, 12, e a resposta foi unânime “aumentou muito a procura por álcool gel e máscaras”. Em algumas farmácias os itens já estão em falta.

“O nosso estoque de máscara já acabou. Temos apenas o álcool gel pequeno”, afirma a vendedora Zumaria Tavares, de uma farmácia localizada na região central da capital.

Já em outra farmácia, a vendedora afirma que o álcool gel acaba sempre no mesmo dia. “Aumentou muito a procura, as pessoas estão preocupadas e o nosso estoque inclusive já zerou, nós fizemos uma nova compra, mas já foi tudo vendido no mesmo dia” ressalta, Edilane Gonçalves.

O temor pelo contágio com o novo Coronavírus está causando esse efeito de esvaziamento das prateleiras das farmácias.

Segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, lavar bem as mãos é o método mais eficaz de evitar a contaminação pelo Covid-19.

O álcool gel pode ser utilizado como um substituto quando não há possibilidade de realizar a higiene. A utilização de máscara cirúrgica só é recomendada para pessoas que estão com alguma suspeita contaminação com o vírus, ou também para profissionais de saúde que estejam em contato com possíveis casos.

O novo Coronavírus foi classificado pela OMS nesta quarta-feira, 11, como pandemia, ou seja, quando a doença atinge todos os continentes.

Sair da versão mobile