Efeito-pandemia: Seis municípios tocantinenses têm estado de calamidade prorrogado

Por Gazeta do Cerrado | 07/04/2021

Última atualização em 07/04/2021 08:54

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Mesa Diretora da AL – Foto: Isis Oliveira

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins aprovou na sessão  matutina desta terça-feira, 6, em segunda e última fase de votação a  prorrogação do estado de calamidade pública, em função da pandemia de  coronavírus, dos municípios de Mateiros, Carrasco Bonito, Ipueiras, Rio  dos Bois, São Miguel e Sítio Novo do Tocantins. A prorrogação se deu em  virtude do prolongamento da pandemia e aumento explosivo da covid-19 no  Tocantins.

Raça mura

De autoria do deputado Nilton Franco (MDB) foi aprovado também em  primeira votação o projeto que autoriza a criação, manejo e exposição de galos da raça mura no Estado. Este tipo de animal é muito usado em  rinhas clandestinas porque tem um comportamento de busca natural pelo  combate.

O projeto do deputado prevê a criação de feiras e exposições específicas  para esta raça, mas não autoriza o uso da espécie em brigas. Nilton Franco afirma que o galo não é útil apenas em combate e que tem sido  usado em cruzamentos genéticos para o melhoramento de raças com  potencial comercial, particularmente na produção orgânica.

Para o deputado, a regulamentação pode levar a uma redução dos  maus-tratos, já que vai dar segurança jurídica a quem cria os animais de forma legalizada.

Denominação de escola

Foi também aprovado matéria do deputado Ivory de Lira (PCdoB) que dá  nome de Jardenir Jorge Frederico à Escola Estadual Padrão de Tempo Integral de Araguaína, situada no setor Maracanã.

Jardenir Jorge Frederico nasceu em 01 de abril de 1957 no município de  Firminópolis-GO e mudou-se para o município de Araguaína em 1964. Era casado com a senhora Maria de Fátima do Espírito Santo Ferreira  Frederico e é pai de 3 filhos, entre eles o deputado estadual Jorge Frederico (MDB).

Trabalhou como serventuário de justiça por quase 40 anos, foi locutor  esportivo em diversas rádios do Brasil, foi também secretário de esportes e agropecuarista. Desenvolveu a função de Superintendente de  comunicação do Estado onde dirigiu o Canal de Televisão do Tocantins na  região norte. Foi diretor-geral do grupo Boa Sorte de rádio e TV de  Araguaína e presidente do Transtrevo Futebol Clube e do Araguaína  Futebol e Regatas.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

Direção

Editora-Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]

Diretor-Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Subeditor: Lucas Eurílio

Jornalista: Brener Nunes

Jornalista: Maju Jacob

Redatora: Luciane Santana

Coordenador de Produção: Jota Pereira

Produtor Audiovisual: Luiz Menezes

Social Mídia: Hemilly Souza

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 985-211-001
[email protected]

Institucional ou Administrativo (63) 981-159-796
[email protected]