Foto – Google Imagens

A Justiça Eleitoral do Tocantins inicia, nesta segunda-feira (19/10), a distribuição da segunda edição das quatro Cartilhas Eleitorais Bilíngues para os Povos Indígenas do Estado. As publicações foram editadas em Português e nas línguas maternas dos povos Panhi (Apinajé), Iny (Karajá – Javaé – Xambioá), Meri (Krahô) e Akwe (Xerente). A ação integra o Projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas do TRE-TO.

Serão distribuídas 4.640 unidades das cartilhas entre os indígenas que residem nas aldeias que integram as zonas eleitorais de Miracema, Tocantinópolis, Cristalândia, Formoso do Araguaia, Pedro Afonso, Goiatins, Itacajá e Araguaína.

Fotos: Lucas Nascimento – ASCOM – TRE – TO

De acordo com o coordenador do projeto, juiz eleitoral Welligton Magalhães, a segunda edição das publicações reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com as ações de inclusão dos indígenas no processo democrático do nosso Estado. “Essa inclusão tem sido trabalhada nos últimos três anos com foco no diálogo entre culturas, no fortalecimento da representação política dos indígenas e na segurança das eleições em comunidades indígenas. É a Justiça Eleitoral garantindo o pleno exercício da cidadania por meio do voto livre e consciente”, avaliou o magistrado.

Nesta eleição 1.035.289 eleitores estão aptos a votar no Tocantins. Desse total, 5.192 são indígenas; a etnia Xerente detém o maior número de eleitores, com 1.049 aptos ao voto.

Confira quais zonas eleitorais vão receber as cartilhas:

Zonas Eleitorais

Etnia

5ª ZE de Miracema

Xerente

9ª ZE – Apinajé

Tocantinópolis

13ª ZE – Cristalândia

 

Karajá

15ª ZE – Formoso do Araguaia

 

Karajá (Javaé)

23ª ZE – Pedro Afonso

Xerente

 

32ª ZE – Goiatins

 

Krahô

33ªZE – Itacajá

Krahô

34ª ZE – Araguaína

 

Karajá (Xambioá)