A esperança de seguir com a mudança que começou na eleição de 2018 foi renovada nesta quarta-feira, 6, com o registro da chapa OAB Independente – Pra OAB Seguir Mudando, que tem Gedeon Pitaluga como candidato a reeleição para a presidência da Ordem e Priscila Madruga como candidata a vice. A chapa foi registrada com o ato de entrega da documentação junto à secretaria da Seccional Tocantins, na tarde de hoje.

 

Com a gestão da OAB Independente, a Ordem no Tocantins passou por uma profunda transformação nos últimos 3 anos. Uma mudança implantada pela gestão que é sentida principalmente na estreita proximidade da OAB com a advocacia. Hoje a Ordem está muito mais presente na vida do advogado e da advogada tocantinenses, sejam eles jovens ou experientes, atuando de maneira incansável na melhoria das condições de trabalho para toda a classe e adotando, sobretudo, a defesa intransigente da advocacia tocantinense. Foi dessa maneira que a gestão OAB Independente resgatou a imagem da Ordem, que se desvencilhou das amarras políticas do passado, conquistando a autonomia e o respeito que toda categoria sonhava ter.

 

“A nossa gestão decidiu estar ao lado da advogada e do advogado tocantinenses em todos os momentos, de todas as formas e em todas as circunstâncias. Nos colocamos ao lado da advocacia ao fazer uma gestão de portas abertas, muito mais perto de todos e todas. Quando fizemos o resgate histórico da advocacia jovem, dando o valor eles merecem na gestão e os ajudando no início da caminhada profissional. Fizemos uma gestão que decidiu fazer a defesa intransigente da advocacia, não admitindo que uma advogada e um advogado sejam desrespeitados sem que haja uma resposta dura da OAB. Adotamos uma administração austera, cortando os gastos exorbitantes do passado e conseguimos fazer mais com menos. Essa economia nos deu a oportunidade de fazer obras importantes que melhoraram muito as condições de atendimento da OAB com a advocacia. Na pandemia, nos sensibilizamos com a crise e reduzimos o valor da anuidade e oferecemos diversos auxílios para aqueles colegas advogados que enfrentaram dificuldades. Escolhemos ficar ao lado da advocacia, porque entendemos que é essa a única posição que a OAB precisa ter, sempre tendo a advocacia em primeiro, segundo e terceiro lugares”, afirmou Gedeon Pitaluga durante discurso na inauguração do QG da Advocacia.

 

Avanços da OAB

Além dos avanços históricos no resgate da força da advocacia, a gestão OAB Independente fez também uma administração eficiente e austera, retomando o controle das contas da instituição, fazendo muito mais com muito menos.

 

Esse modelo inovador e competente de gerir as contas da Ordem criou condições financeiras para a OAB promover diversas melhorias no atendimento à advocacia, como a construção das subseções de Porto Nacional, Araguatins e Araguaína, da subsede de Taquaralto; do estacionamento da OAB nos Fóruns de Palmas e de Gurupi; as melhorias nos clubes de Palmas, Gurupi e Colinas; as salas dos advogados em diversos órgãos públicos e os parlatórios nos presídios; além de levar a Ordem para o mundo digital, com a construção do espaço OAB 4.0. No momento em que a advocacia mais precisou, com a crise causada pela pandemia, a OAB estava ao lado do advogado e da advogada, reduzindo o valor da anuidade e inovando com a criação do programa Anuidade Zero.