Candidato a prefeito de Palmas, Tiago Amastha Andrino – Eleições 2020 — Foto: Divulgação

Os empreendedores palmenses vão passar o contar, a partir de janeiro de 2021, com um amplo programa de microcrédito. O programa é uma das propostas do candidato a prefeito da Capital, Tiago Amastha Andrino (PSB), e será resultado da reformulação do Banco do Povo. Em caminhada na manhã desta terça-feira, 27, no Aureny I, junto com a coprefeita, Nilmar Ruiz (PL), Tiago reforçou que a sua primeira medida como prefeito será a implantação do maior programa de microcrédito da história de Palmas.

“Com a pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos e precisam, urgentemente, do apoio da prefeitura para voltarem a ter renda. A minha primeira medida como prefeito será a implantação do maior programa de microcrédito da história de Palmas. Manicure, confeiteiros, cabelereiros, donos de oficinas, entre outras vão poder criar ou ampliar os seus negócios. Vamos injetar R$40 milhões do orçamento, através de empréstimo ao pequeno empreendedor, a custo baixo e facilitado”, destacou Andrino enfatizando ainda que vai cortar privilégios e desperdícios. “Dessa forma teremos mais dinheiro para investir no empreendedor palmense. Ninguém quer ficar totalmente dependendo da prefeitura. O microcrédito será a sua independência”, disse.

Manoel Rodrigues é microempreendedor no Aureny I e sofreu muito com os efeitos da pandemia e com o fechamento do comércio. Durante a caminhada ele conversou com o candidato Tiago e confirmou que o programa de microcrédito proposto vai ser um grande incentivo. “Tenho essa loja há mais de 10 anos, e nessa pandemia eu vi minhas vendas caírem e eu correr o risco de ter que abandonar o meu sonho. Então é importante a gestão olhar para os microempreendedores, porque nós não temos uma quantia de dinheiro guardado. O que nós temos aqui é o que usamos para sobreviver todos os dias”.

Compromissos
Também é proposta de Tiago e Nilmar criar o PALMAS COMPETITIVA, articulando com o setor privado o desenvolvimento de planos setoriais que possibilitem a atração de negócios, criando estratégia que terá como foco promover a competitividade de Palmas, possibilitando o encadeamento das cadeias produtivas mais competitivas para o município, agregando valor aos produtos e gerando emprego, trabalho e renda. As ações propostas para essa linha se estruturam em duas diretrizes: aproveitamento da potencialidade logística de palmas e incentivo à inovação. Também vai criar uma rede de Economia Criativa entre as mulheres da zona rural para que elas possam produzir e distribuir seu produto por meio de parcerias entre os setores público e privado. Com o PROGRAMA COMPRA MAIS, será estimulada as compras locais visando estimular a economia e ampliar a arrecadação local.