Equipe Gazeta do Cerrado

Segundo o último boletim estadual, há 16 pessoas internadas com Covid-19 no Tocantins, desses, 9 em UTIs sendo cinco no SUS e quatro em hospitais particulares. O Estado já teve ao todo 246 casos confirmados de Coronavírus.

Tirando os 33 casos já recuperados no Estado e os cinco óbitos, o índice continua abaixo de 10%.

As outras sete estão hospitalizadas em leitos clínicos (4 em hospitais públicos e 3 na rede privada), conforme os dados.

No dia 27 eram quatro hospitalizados, segundo o Boletim, no dia 28 passou para seis, dia 29 evoluiu para 13, no dia 30 caiu para 10 pessoas internadas.

No dia 1º eram 11 internações e no dia dois chegou às atuais 16 internações.

Já nas UTIs as internações passaram de três para nove em cinco dias.

Os leitos

De acordo com informações da área técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Tocantins dispõe de 153 leitos de UTI disponíveis para atendimento da população, alguns deles com cadastramento e habilitação junto ao Ministério da Saúde em processamento, por se tratarem de leitos implantados recentemente para o enfrentamento do novo Coronavírus.

Para melhor assistir o paciente acometido de Covid-19, o Governo do Tocantins tem isolados e preparados em sua rede hospitalar, 32 leitos de UTI-Covid, estes equipados exatamente como leitos tradicionais de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no entanto, isolados de outras áreas.

Com média abaixo dos 10% de ocupação, 16 destes leitos estão no Hospital Geral de Palmas (HGP), referência para casos moderados e agudos de Covid-19 na região Macro-Sul do Estado. Outros seis leitos estão no Hospital Infantil Público de Palmas (HIPP) e os demais, no Hospital Regional de Araguaína (HRA), unidade de referência para encaminhamento de pacientes da região Norte.

#SóNaGazeta
#Coronavírus
#LeitosDeUTI
#Palmas
#Tocantins