Prefeitos e de representantes do Ministério da Educação participam, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas, do IV Fórum Estadual Extraordinário da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação). O evento teve início ontem, 18, com oficinas e palestras e a presença de dirigentes municipais de educação dos 139 municípios tocantinenses. Aspectos burocráticos estabelecidos pelo Ministério em parcerias com as prefeituras tem sido debatidos no fórum.
A Base Nacional Comum Curricular, o Plano de Ação Articulada (PAR), os pisos salariais dos profissionais da área, os processo de elaboração dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração e a análise e a avaliação do Plano Municipal de Educação foram os temas discutidos entre os participantes.
“Precisamos de uma discussão mais ampla sobre os critérios de avaliação de obras executadas com recursos do FNDE e sobre as pendências apontadas pelo Ministério da Educação na prestação de contas da merenda escolar, pois às vezes pequenos valores insignificantes levam ao bloqueio de recursos destinado a refeição dos alunos, ao gerar todo um problema para os Municípios e os beneficiários”, apontou o presidente da Undime e secretário Municipal de Educação de Palmeirópolis, Bartolomeu Moura Junior.
Ao representar o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, o chefe do executivo municipal de Figueirópolis, Fernandes Martins, elencou as diversas ações da entidade municipalista voltadas ao desenvolvimento das redes municipais de educação. “A ATM tem lutado constantemente para que os recursos do Transporte Escolar chegue em dias aos cofres municipais, bem como estimulando os municípios a participarem dos programas do Instituto Ayrton Senna e Prefeito Amigo da Criança”, disse, ao lembrar que a ATM disponibilizou uma técnica em educação para auxiliar os trabalhos dos dirigentes municipais.