Por Larissa Marra
Hoje, 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo. Você sabe qual é a importância desse profissional na vida de todos nós, ainda mais, em meio a pandemia do novo coronavírus?
Os profissionais da área de psicologia tem sido determinantes no processo de cura em relação a saúde mental, psicológica e emocional de todos os seus pacientes, principalmente neste cenário que nós estamos vivendo atualmente. Está cada vez mais comum encontrar pessoas que se queixam por “sofrer ansiedade”. Como é o caso da médica veterinária, Ghabrylla Lavratti. De acordo com ela, a pandemia agravou os seus sintomas de insônia e mau humor. “Eu mal consigo dormir, acabo ficando mais estressada com o fato de não poder sair de casa e isso gera mais ansiedade”, ressalta.
O psicólogo Joeulder Lima, explica quais foram os efeitos e os transtornos mais comuns durante esta pandemia, referindo-se não só a doença (covid-19) em si, mas, principalmente ao nível de estresse elevado em decorrência do isolamento social, trabalho home office, dentre outras atividades que os pacientes tiveram que se adaptar neste novo cenário.
“A dinâmica pandêmica fez com que as pessoas tivessem que se reeditar muito rapidamente e com ela veio então alguns transtornos de humor, mentais e psicológicos. É claro que nunca será tão importante a ajuda do profissional como tem sido realmente a partir desse tempo, que ainda virão os efeitos colaterais da pandemia e nós estamos vendo que os índices de depressões subiram, os de ansiedade também se elevaram, a questão do suicídio também ficou estratosférica e nós fazemos uma alerta à população para cuidar ainda mais da saúde mental”, afirma.
A Gazeta do Cerrado já deixa o alerta de atenção para todos os seus leitores, a partir da próxima semana, estamos entrado no mês de setembro, onde se enfatiza a prevenção do suicídio, na campanha do Setembro Amarelo. Então lembre-se sempre: você não está sozinho!