A capital tocantinense registrou aumento no número de endividados, saltando de 66,8% dos consumidores entrevistados em outubro para 69,1%, em novembro. Apesar do endividamento ter crescido, a inadimplência caiu na comparação mensal, passando de 15,1% para 14,6%.
“Tanto o aumento no número de endividados quanto a diminuição na quantidade de consumidores que têm contas em atraso são reflexos de uma realidade nacional”, comenta o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.
Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), que é divulgada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.
Entre os inadimplentes, 0,2% afirmaram que não terão condições de quitar as contas em atraso no próximo mês. Sobre o principal tipo de dívida, os três mais recorrentes continuam nas planilhas dos palmenses: 75,8% apontam o cartão de crédito, 25,5% indicam o financiamento de automóveis e 23,9%, os carnês.
A pesquisa mostrou, ainda, que o tempo médio de atraso das contas é de 45 dias. Os consumidores passam cerca de 8 meses comprometidos com dívidas e empenham 33% de sua renda com contas.
A pesquisa completa está disponível no site www.institutofecomercioto.com.