Ícone do site Gazeta do Cerrado

Em tempos de coronavírus, Palmas registra 89 casos confirmados de dengue neste ano

Larissa Marra – Jornalista Gazeta do Cerrado

Sabemos que todas as atenções estão voltadas para a pandemia do novo coronavírus, mas é importante lembrar a população sobre os cuidados para prevenção da dengue. Estamos em uma época do ano propícia para propagação do mosquito aedes aegypti.

Assim como o covid-19, a dengue é uma doença que também pode matar. Por isso é importante que cada um faça a sua parte. Aproveite esse período de quarentena / isolamento domiciliar para eliminar água parada em recipientes como: latas, vasos de plantas, embalagens, pneus, copos, tampinhas e redobre os cuidados com o quintal.

Em Palmas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) foram registrados neste ano 89 casos confirmados de dengue até a 11ª semana de notificação (encerrada em 14/03/2020). Número bem inferior se comparado ao mesmo período do ano passado, em que foram 3.350 casos confirmados.

Em virtude da pandemia do covid-19, a Semus esclarece que foram suspensas nesta semana as visitas de rotina realizadas pelos agentes de controle de endemia, sendo mantidas apenas as visitas em locais estratégicos, como: ferro-velho, pontos de reciclagem, borracharia, dentre outros.

Como está sendo mantida uma equipe mínima, as solicitações da comunidade podem ser feitas pelo telefone (63) 3212-7917 ou pela Ouvidoria Municipal no 0800 642 7200 e (63) 99221-8269. A secretaria informa ainda que está aguardando uma orientação do Ministério da Saúde acerca do andamento das operações de campo, como visitas domiciliares no intuito de detectar possíveis criadouros e os levantamentos entomológicos previstos.

Confira agora algumas dicas de prevenção:
1 – Mantenha sempre muito bem tampados: caixas, tonéis e barris de água em sua casa.
2 – Coloque todo o seu lixo de casa em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada. Jamais deixe seu lixo com a tampa aberta ou ao relento.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios, pois causa a proliferação de mosquitos da dengue.
4 – Ao armazenar garrafas de vidro ou de plástico, é fundamental mantê-las sempre com a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje ou telhado. O acúmulo de água é a porta de entrada para os mosquitos.
6 – Preencha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
8 – Em caso de guardar pneus velhos em casa, é necessário retirar toda a água e mantê-los em locais cobertos, sempre protegidos da chuva.
9 – Realize uma limpeza nas calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
10 – Lave com bastante frequencia, com a utilização de água e sabão, todos os recipientes que forem utilizados para guardar água. Em média, pelo menos uma vez por semana será o suficiente para proteger contra a proliferação de mosquitos da dengue.

#Coronavírus
#NovoCoronavírus
#Dengue

Sair da versão mobile