A ópera mais conhecida e executada de Guiseppe Verdi e de todo teatro lírico, “La Traviata”, será exibida neste sábado, 03, às 19h30, no Cine Cultura, dando continuidade à temporada do Festival Ópera na Tela, que circula por mais 18 cidades brasileiras. Pela parceria entre a Fundação Cultural de Palmas (FCP) e o Festival, o Cine Cultura já exibiu “Gianni Shicchi” e “O Navio Fantasma”.
Thiago Lima é tenor do Coral Municipal de Palmas e assistiu às duas óperas. “A experiência é motivadora, pois ali podemos perceber melhor toda a potencialidade do canto lírico. Me motiva a estudar mais e me aprimorar, tanto na técnica e prática do canto, quanto na teoria musical e história da música.”, disse. E acrescentou: “a oportunidade de assistir no cinema favorece a socialização e a possibilidade de conversarmos sobre a obra com os colegas”.
Dirigida por Rolando Villazon, “La Traviata” foi gravada no Festival de Baden Baden, na Alemanha, com a Orquestra e Coro Balthasar Neumann Ensemble, sob a regência do maestro Pablo Heras-Casado. O libreto melodramático se trata da redenção pelo amor, da fatalidade da “mulher perdida”, traviata (desviada) Violetta, interpretada pela soprano Olga Peretyatko, ao lado do tenor brasileiro (paraense), Alfredo de Atalla, e de Giorgio Germont de Simone.
“La Traviata é uma das óperas mais interessantes porque foi uma ópera transgressora em termos de costumes da época [final do século XIX], mostrando assim uma revolução de costumes, inclusive chocando a sociedade. Ainda hoje continua muito interessante, pela própria qualidade do libreto e pela qualidade musical”, comentou o presidente da FCP, Hector Franco.
Os ingressos podem ser adquiridos na FCP, das 8h30 às 14h30, ou na bilheteria do cinema a partir das 18 horas. Valores: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A programação completa do Festival Ópera na Tela em Palmas pode ser conferida aqui.