Foto – Divulgação

As enchentes levaram a empresa Pipes a suspender temporariamente a travessia da balsa no rio Tocantins, entre os municípios de Itapiratins e Tupiratins, na região do Bico do Papagaio.

O anúncio foi feito pela empresa na manhã deste sábado (8), em razão dos perigos provocados pelas cheias do rio, cujo nível subiu cerca de 10 metros em decorrências das fortes chuvas registradas nas últimas semanas. Conforme um representante da Pipes, a embarcação está com dificuldades para atracar.

Ao todo, 32 municípios do Tocantins estão sendo monitorados. A situação mais preocupante é a da região norte do estado. A empresa disse que os serviços ficarão suspensos até o nível do rio baixar ou até que uma balsa menor chegue à região. Não há previsão de quando os serviços serão normalizados.

Segundo o último boletim da Defesa Civil, divulgado na manhã deste sábado (8), em todo o estado, são 328 moradores desabrigados e 516 desalojados. O primeiro termo é usado para designar pessoas que precisaram sair das suas casas e foram levadas para abrigos públicos. O segundo, se refere aqueles que foram para casas de parentes ou amigos.

Itaguatins fica na região conhecida como Bico do Papagaio, extremo norte do Tocantins. Por lá, a enchente deixou mais de 100 pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Um setor inteiro está debaixo d’água. Postes de energia estão submersos, estabelecimentos comerciais foram inundados pelo rio Tocantins que transbordou. Em outro ponto da cidade, os córregos causaram estragos. Muitas casas foram tomadas pela água.

Itaguatins e mais seis municípios abaixo da Usina Hidrelétrica de Estreito estão em alerta por causa da vazão da água que continua alta e pode gerar inundações. Entre elas, Praia Norte, onde ribeirinhos já perderam muitos pertences.

Em uma propriedade da zona rural, cinco tanques usados para criação de peixes estão cobertos pela água. Cerca de quatro mil animais foram levados pelas correntezas. Os moradores colocaram uma tela para tentar conter alguns animais.

Fonte – TV Anhanguera/G1 TO