Prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas – Foto: Gazeta do Cerrado

Equipe Gazeta do Cerrado

O Projeto Gazeta na Estrada está no Bio do Papagaio e passou pela cidade de Araguaína e conversou com o prefeito Ronaldo Dimas que caminha para o encerramento de seu segundo mandato. Dimas falou com nossa equipe sobre assuntos importantes como a transição, obras em andamento e relacionamento político.

Sobre sua gestão, que termina em menos de três meses, Dimas afirma que deixará um saldo de milhões ao município. “Na nossa gestão estamos deixando dívidas zeradas, e estamos deixando recursos. Um financiamento que vai ficar mais de R$ 200 milhões em saldo. Nós temos várias obras em andamento com quase todos os recursos do Governo Federal, emendas de bancada, emendas individuais que somam mais de R$ 1 milhão. O quadro hoje é totalmente diferente do que era há oito anos atrás. Espero que tufo isso tenha continuidade e que esses recursos sejam bem aplicados. Tivemos um salto positivo de empregos, mesmo com a pandemia. Este ano foi o ano que mais abriu empresas em Araguaína”, destacou o prefeito.

Ronaldo conta um pouco de seus planos para o ano que vem. Ele diz que vai cuidar um pouco de sua vida pessoal e de seus negócios e não descarta uma futura candidatura ao Governo do Estado em 2022. “Nesse primeiro momento vou dar uma estabilizada, vou cuidar das minhas coisas pessoais e empresariais. Dar uma reorganizada em tudo. Mas, a partir  no segundo semestre do ano que vem vou começar a trabalhar fortemente nessa linha, nesse projeto de governo do Estado. Eu acredito que é possível transformar muito a gestão estadual. Tem muitas coisas que penso, coisas pré planejadas. Vamos trabalhar com isso”, declarou à Gazeta.

Editora Chefe da Gazeta, Maju Cotrim, e o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas – Foto: Gazeta do Cerrado

Carlesse

Dimas também contou sobre sua relação institucional com o governador Mauro Carlesse que foi abalada no início da pandemia. “Não foi muito com o Carlesse, mas com o secretário que estava se esquivando do problema, no meu ponto de vista. E pelo contrário, mesmo sendo responsabilidade do Estado, nós partimos para cima porque se não fizéssemos nada ia ser um desastre total, porque naquela ocasião se deixássemos por conta do secretário estava a mil maravilhas, o que não era verdade. Então, agora depois de um certo tempo o Governador entrou no caso e o posicionamento do Governo mudou literalmente, e as coisas começaram a acontecer com parceria para passarmos por esse momento terrível que, espero, estarmos finalizando a pandemia”, disse.

O gestor ainda conta que form feitas muitas promessas à Araguaína e o Governo ainda não cumpriu. “Então, nesse contexto houve até uma aproximação porque, embora, tenhamos sido muito importantes na eleição dele acabou que esses dois primeiros anos muito pouco foi realizado pelo Estado, praticamente nada e a expectativa minha era de realização. O Estado se comprometeu em realizar várias obras e eu acredito que neste final de mandato dele, ele possa cumprir esses compromissos com a população de Araguaína”, afirmou Dimas.

Governador Mauro Carlesse, e prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas – Foto: Governo do Tocantins

Irajá

O prefeito Ronaldo Dimas também comentou sobre a falta de apoio do senador Irajá (PSD) ao seu candidato a prefeito, Wagner Rodrigues (SD). “Me surpreendeu muito o posicionamento do senador Irajá, ele tinha um compromisso conosco, infelizmente não honrou esse compromisso e ele não honrou, vou fazer o que? Tenho que respeitar. Cada município tem suas características”, disse.

Alan

Ronaldo também falou sobre seu apoio a Alan Barbiero (Podemos) nas eleições de Capital, e afirmou que de longe ele é o mais preparado. “Em Palmas, tentamos alianças. Serão 12 candidatos. O Alan, para mim é o mais preparado de todos, mas precisa da população entender isso, e acredito que pouco a pouco ela vai verificando quem tem as melhores propostas para cidade. Em vários outros  municípios nós temos aliança, mas muitos eu não tenho acompanhado mais de perto”, relatou à Gazeta.

Candidato a prefeito de Palmas, Alan Barbiero, e o Prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas – Foto: Divulgação

Recursos

O prefeito finalizou enfatizando o forte apoio da bancada federal com recursos ao município, com destaque para seu filho, o deputado federal Tiago Dimas (SD). “Tiago foi o deputado federal mais votado da cidade e do Estado, e é o que traz mais recursos para cá. O senador Eduardo Gomes também nos ajuda muito, e os outros dois senadores, Irajá e Kátia tem auxiliado com recursos para cidade. Pontualmente, há deputados que também nos ajudam. Já tive apoio financeiro da deputada Dorinha, do deputado Eli Borges. A bancada como um todo não tem deixado de olhar para Araguaína, mas claro, alguns com uma visão maior para que o desenvolvimento na região norte”, finalizou o prefeito de Araguaína.

Deputado federal Tiago Dimas e o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas – Foto: Divulgação