A Gazeta do Cerrado entrevista o pré-candidato a prefeito de Dianópolis, o advogado Hagahús Neto. Aos 37 anos ele, que já foi vereador na cidade, revela os planos caso seja eleito para a prefeitura da cidade.

Hagahús fala das propostas para os principais eixos da cidade, dos desafios da saúde tão calejada não região e geração de emprego.

Veja a íntegra da entrevista:

Gazeta: Porque você está no páreo pela prefeitura de Dianópolis?

Hagahús: Dianópolis precisa de um gestor que tenha visão. Chega de gestor que só faz o bê-á-bá! Ser honesto e pagar os servidores em dia é obrigação. Dianópolis precisa e merece muito mais! Dianópolis precisa de gestor que tenha nova ideias, com propostas inovadoras, que saiba a importância do desenvolvimento sustentável. E claro, Dianópolis precisa de um Plano de Governo que seja possível de ser realizado, que não dependa de Emendas.

Gazeta: Como transformar a saúde em Dianópolis e ampliar a assistência na cidade?

Hagahús: Infelizmente, não depende, exclusivamente, do prefeito para transformar a saúde de Dianópolis. Até porque, todos os casos de urgência e emergência são encaminhados para o Hospital Regional de Dianópolis (HRD), que é de competência do Governo do Estado. Atualmente o Hospital tem sofrido com a falta de médicos. O prefeito tem que cobrar do Governo do Estado, da Secretaria da Saúde do Estado, do Governo Federal, onde for, até resolver a questão! Não tem jeito, o prefeito tem que ser bem relacionado em Palmas, assim como, em Brasília. E claro, se eleito for, eu irei, juntamente com o presidente do meu partido, que foi reeleito presidente da Assembléia Legislativa, dep. Antônio Andrade (PTB), cobrar do Governo do Estado, em busca de uma solução definitiva para o nosso hospital.

Gazeta: Geração de emprego: quais suas propostas?

Hagahús: Dianópolis precisa atrair grandes indústrias. Isso pode ser feito através de incentivos fiscais e tributários. Só assim iremos atrair essas grandes empresas! O Projeto Manuel Alves e os Gerais precisam ser mais explorados. Além do potencial turístico, como a pesca esportiva, o Projeto Manuel Alves é considerado um dos maiores projetos de fruticultura irrigada da América Latina! O prefeito tem que ir atrás das grandes empresas, tais como: Bungue, Maguari, Da Fruta, Du Côco, empresas de turismo, empresa de aviação, dente outras. Sem falar no turismo, que faz girar a economia local, gerando emprego e renda para o povo de Dianópolis.

Gazeta: Quais os principais desafios da cidade neste momento, na sua avaliação?

Hagahús: São 5. Saúde, educação, economia, agricultura e qualidade de vida. Na saúde, em parceria com o Governo do Estado, juntamente com o Governo Federal, buscar uma solução definitiva para o nosso hospital. Na educação, a tecnologia para dentro das escolas, através da internet, em parceria com o Governo Federal, e a valorização dos professores. Na economia, através do turismo, através das grandes empresas, giraremos a economia local, fortalecendo o comércio, gerando emprego e renda para o povo de Dianópolis. Na agricultura, a tecnologia para o campo, através da energia solar, no combate à seca, levando água para as famílias que moram na zona rural e fortalecendo a agricultura familiar. Na qualidade de vida, a criação do 1° Parque Municipal, revitalização das praças, reformas das quadras poliesportivas, ciclovia e academia ao ar livre de qualidade.

Gazeta: Você foi vereador em Dianópolis em 2008 a 2012, como você avalia o seu mandato?

Hagahús: Eu finalizei o meu mandato com a sensação de dever cumprido. Trabalhei no combate ao nepotismo, na Prefeitura. Trabalhei no combate à corrupção, na Câmara. Em parceria com o Senar, em Palmas, trouxe diversos cursos voltados à capacitação profissional. Em parceria com os Mistérios da Educação e Esportes, em Brasília, consegui matérias esportivos, livros, revistas e Constituições. Com o patrocínio dos empresários e comerciantes da cidade, organizei o 1° Rally dos Sertões em Dianópolis. Criei o 1° Parque Municipal, que não foi dado seguimento pelo prefeito. Dentre outras ações.

Gazeta: Como está a montagem do seu plano de governo e como está ouvindo a população?

Hagahús: Maju, o nosso Plano de Governo está pronto. Moro em Dianópolis há mais de 10 anos e eu ando por todos os setores. Obviamente, ouvi muitas pessoas, de todas as idades, de todos os setores, de todas as classes sociais, durante todos esses anos. Eu conheço, de perto, a dificuldade de cada setor. Inclusive, quais são as prioridades. Tudo isso pode ser feito com recurso próprio, sem depender de Emenda Parlamentar! Em parceria e com planejamento. Esse é o caminho.

Por Maju Cotrim