Maju Cotrim

O deputado federal e presidente do PSC no Tocantins, Osires Damaso conversou com a Gazeta do Cerrado nesta quinta-feira, 11, sobre o cenário de 2022 no Tocantins e os seus planos políticos.

Damaso está no primeiro mandato como federal e já foi deputado estadual. Sua principal atividade é a empresarial do ramo de supermercados.

Partido

Damaso está no comando do PSC do Tocantins e busca fortalecer a legenda com busca de novos quadros já para a próxima eleição. A sigla não tem nenhum deputado estadual eleito.

O PSC está fortalecendo para um projeto de grupo para que possamos participar de uma maneira mais forte em 2022”,disse.

A legenda pensa em eleger três deputados estaduais regionalizados.

Há uma tendência do Congresso de mudar a legislação para que o formato que foi em 2020 não seja em 2022 com relação as coligações”, afirma o deputado na expectativa que haja mudança no formato.

Muitas pessoas podem vir para o partido”, completou sinalizando que há sondagens até de pessoas com mandato que podem aderir á legenda.

Não descarta governo

Damaso não descarta, se houver lacuna, disputar o governo do Tocantins em 2022. “Meu projeto é formar um grupo forte no PSC e aliados e neste grupo se meu nome se destacar não tenho dificuldade de assumir essa responsabilidade e encarar as eleições. Acredito muito no meu potencial e estou disposto a encarar um projeto de Estado”, disse.

Nada contra aliança com Dimas

Ele comentou ainda sobre a relação com o pré candidato a governo, Ronaldo Dimas. “O Ronaldo é um homem sério, um grande líder não tenho dificuldade de conversar com ele, podemos estar juntos em 2022”, sinalizou.

Opinião sobre Gomes

Admirador do estilo político de Eduardo Gomes, Damaso o elogiou e disse que o papel que ele faz em Brasília hoje é vital. “Eduardo Gomes tem mostrado muita competência como senador e tem se destacado muito. A força que tem o Eduardo Gomes ele vir como candidato a governador seria prejudicial para o Estado neste momento pelo que ele faz em Brasília para ajudar o Tocantins… ele vai ajudar muito mais o Estado lá neste momento. Se ele vir para o governo vai faltar o trabalho dele em Brasília. Ele tem totais condições de ser um governador quando quiser ”, pontuou.

Relação com Carlesse

Damaso disse não se considerar “de dentro do governo” , mas pontuou ter ótima relação com o governador Mauro Carlesse.
“Relação boa apesar de eu não ser de dentro do governo, tenho tentado contribuir porque se o governo andar bem o povo é que recebe as benesses”, pontuou.

Paraíso e o Vale do Araguaia têm sido beneficiado, como exemplo a Unitins…. a região está muito bem assistida ”, disse.

Senado

Damaso citou para a disputa ao Senado os nomes do governador Mauro Carlesse e da senadora Kátia Abreu, porém admitiu: “não dá para avaliar, vai depender do grupo” , disse.

Eleições 2020

Damaso em 2020 surpreendeu ao transferir o título eleitoral para Palmas para onde chegou a lançar pré-candidatura á prefeitura. Ele tem base em Paraíso e no Vale do Araguaia. A Gazeta perguntou se ele se arrependeu:

“Não me arrependi, estou em Palmas desde o início de Palmas, fomos uma das primeiras empresas de Palmas, quis trazer meu título para Palmas para ajudar e mostrar que também sou cidadão palmense”, disse.

Damaso acabou apoiando o candidato Júnior Geo que ficou em 2º lugar.

Não quero apenas ser o líder regional do Vale do Araguaia e sim um líder de Estado”, pontuou.