Iolanta, a história de uma princesa cega que se cura após conhecer o amor, é um dos espetáculos que entra em cartaz no Festival Ópera na Tela, neste sábado, 04. O Ópera na Tela exibirá também “O Quebra Nozes”, sobre o universo mágico de bonecos que ganham vida. O Festival é exibido no Cine Cultura, no Espaço cultura José Gomes Sobrinho, às 19h30.
De autoria de Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), os espetáculos foram gravados no Palais Garnier de Paris, com a direção musical de Alain Altinoglu / Marius Stieghorst e direção geral de Dmitri Tcherniakov. A Coreografia foi realizada por Sidi Larbi Cherkaoui, Edouard Lock e Arthur Pita. A Ópera de Paris foi responsável pela Orquestra e Coro.
Elenco Iolanta
Alexander Tsymbalyuk, Sonya Yoncheva, Arnold Rutkowski, Andrei Jilihovschi, Vito Priante, Roman Shulakov
Elenco Bailarinos O Quebra-Nozes: Marion Barbeau, Stéphane Bullion, Corpo de Baile da Ópera de Paris
Sinopses
Iolanta: A princesa Iolanta é cega de nascença e não sabe da existência da visão. Buscando a cura da menina, o rei encontra um médico mouro que revela que a cura depende de que Iolanta saiba a verdade e queira enxergar. O rei declina. Um conde a visita, se apaixona e revela a verdade. Iolanta faz o tratamento e se cura.
O QuebraNozes: No jantar de Natal, Clara vê um anjo que profetiza que a noite será mágica. Drosselmeyer chega à festa fazendo truques mágicos e dá vida a bonecos. O presente mais desejado é o Quebra-Nozes. Clara adormece e sonha com um mundo mágico e encantado que explora junto do soldado.
Site do Festival: http://www.operanatela.com/2016/opera/iolanta-o-quebra-nozes/