Ícone do site Gazeta do Cerrado

Estações de ônibus em Palmas vão receber pontos para passageiros higienizarem as mãos

Você não consegue sentir que as suas mãos estão realmente limpas a menos que use água e sabonete? Pois saiba que, nos dias de hoje, o uso do álcool em gel como antisséptico é considerado uma das melhores opções na higienização das mãos, já que reduz, de forma rápida e eficaz, o número de vírus e bactérias presentes na pele. Além disso, em tempo de pandemia quando o cidadão precisa sair de casa e, muitas vezes não consegue lavar as mãos, o álcool em gel é um grande aliado.

Pensando nisso, a Prefeitura de Palmas, em parceira com a empresa Union Life, inicia nesta terça-feira, 26, a ação ‘Palmas de Mãos Limpas’. O projeto tem como objetivo higienizar as mãos dos passageiros do transporte coletivo de Palmas com a aplicação de álcool em gel.

A prefeita Cinthia Ribeiro destaca a importância de mais uma ação no enfrentamento da pandemia.

Leia: Coronavírus: Como se prevenir

O combate à pandemia da Covid-19 não deve ser um esforço individual, seja o gestor público, as instituições, as empresas, e o cidadão na sua rotina diária. Essa parceria entre a Prefeitura de Palmas e a Union Life é uma clara demonstração de que é pela união de esforços que vamos enfrentar esse inimigo invisível”, disse, acrescentando que a ação realizada nas principais estações de ônibus é estratégica porque permite ao trabalhador e qualquer usuário do transporte público higienizar suas mãos antes mesmo de entrar no ônibus. “É uma ação sanitária que gera mais segurança à população em tempos de isolamento social”, conclui.

São mais de mil litros do produto que foram doados pela empresa para a primeira etapa da ação que acontece no período de 10 dias. Teremos seis pontos de higienização em Palmas e de forma simultânea nas estações: Apinajé, Xambioá, Karajá, Kraô, Xerente e Javaés. Promotores, estudantes de enfermagem irão convidar os passageiros para a limpeza das mãos antes de seguirem viagem. Tal convite se estende para toda a população, agentes de trânsito e policias que estejam passando pelo local.  A empresa parceira contratou monitores que estarão nas estações, instruindo e higienizando.

Leia também: DIY: Máscara caseira como fazer

Palmas é a primeira do País a desenvolver um projeto com esse enfoque. E pretendemos levar para outras capitais e ajudar no combate a essa pandemia que está tirando a vida de tantas pessoas”, diz Fábio Max, diretor da Union Life.

De acordo com o infectologista Alexandre Janote, esse projeto é fundamental.

“É uma ação de prevenção, de educação e de solidariedade, porque muita gente não tem acesso ao álcool em gel. As mãos são a principal via de transmissão de micro-organismos, já que estão em constante contato com superfícies contaminadas. Assim, a higienização das mãos é a medida individual mais eficaz para prevenir a transmissão de micro-organismos para o ambiente e para outras pessoas”, ressalta o infectologista.

Veja – Distanciamento social: Por que é necessário?

Graciella Alves Pinheiro utiliza o transporte coletivo todos os dias para trabalhar e se sente vulnerável, pois não tem condições de comprar o álcool para toda a família. “Com essa ação a gente não corre o risco de ser contaminado e levar esse vírus para dentro de casa. Os ônibus estão limpos, mas os passageiros não, como acontece no comércio em geral”, disse a trabalhadora.

 

Quais são os benefícios do álcool em gel?

 

Além de ser mais eficaz do que a higienização tradicional, com água e sabonete, a utilização do álcool em gel ainda inibe o crescimento de bactérias sobre a pele das mãos. Ou seja, não é apenas uma medida corretiva, mas também preventiva, evitando a contaminação tanto de bactérias como de vírus (entre eles, os da gripe). Como você pode ver, o uso do álcool em gel é uma questão de saúde que pode ajudar você e toda a sua família. Está esperando o que para higienizar as suas mãos em umas das seis estações de Palmas?

fonte: Secom Palmas

Sair da versão mobile