Foto – Divulgação

O Estado do Tocantins registrou um saldo positivo de 1.555 novos empregos gerados no mês de março de 2022, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia nesta quinta-feira, 28. O número é resultado de 10.020 admissões menos 8.465 desligamentos.

Ao comparar o desempenho de março de 2022 com o mesmo período do ano passado percebe-se um crescimento de 46,28%. O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo, ressalta que os números são promissores e conclama os trabalhadores: “Nosso Estado tem apresentado bons resultados em relação ao mercado de trabalho nosso desejo é que os tocantinenses estejam cada dia mais preparados para aproveitarem as oportunidades que tem surgido”, afirma. “O apoio do Governo do Estado ao trabalhador se dá por meio do Sine (Sistema Nacional de Empregos) onde eles têm acesso a intermediação de mão de obra, orientação e capacitação profissional”, declara o gestor.

A diretora do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra, chama a atenção para os setores da economia responsáveis pelo saldo positivo no Tocantins “Esse mês, o setor que mais contratou foi a Construção Civil e com o fim das chuvas esses números devem permanecer pelos próximos meses também. No Sine temos vagas em aberto para esse setor constantemente”, aponta a gerente.

Setores que mais empregaram no Tocantins

Em março de 2022, segundo o Caged, a construção civil teve saldo positivo de 697 postos abertos. Já o setor de Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas teve saldo positivo de 369 postos e a Indústria Geral registrou saldo positivo de 190 postos no Estado.

Movimentação do mercado nas maiores cidades do Estado

No município de Palmas foi registrado um saldo positivo de 1.176 empregos. Já em Lagoa da Confusão foram abertos 166 postos de trabalho e em Pedro Afonso 94 novos empregos.

Sobre o Caged

O Caged é um registro administrativo da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.

A equipe de gestão do Sistema Nacional do Emprego (Sine) no Tocantins monitora e avalia mensalmente os dados do Caged e associados a eles, outras bases de dados como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO). Subsidiadas por essas pesquisas são traçadas diretrizes para a atuação do Sistema em seus nove postos espalhados estrategicamente pelo estado (Palmas; centro e Taquaralto; Araguaína; Gurupi; Porto Nacional; Paraíso;  Guaraí; Dianópolis e Araguatins). O objetivo final desse esforço é diminuir a distância entre quem oferece e quem procura o emprego.

Vagas disponíveis no Sine

O Sine Tocantins tem registrado, diariamente, mais de 500 oportunidades em seu painel de vagas. Os trabalhadores interessados em concorrer podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.

O painel com as vagas é divulgado diariamente no site da Setas WWW.to.gov.br/setas e nas redes sociais  Instagram – @setastocantins e Facebook –  Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Tocantins.
Leia também