Cerca de 12 milhões de doses da vacina para febre amarela deverão ser distribuídas para os Estados até o fim de março. Segundo o Ministério da Saúde, a quantidade comprada pela pasta vai reforçar o estoque estratégico e atender à demanda do País.
Deste total, 8,46 milhões foram produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Fiocruz/BioManguinhos) – subordinadas ao ministério – e outras 3,5 milhões serão enviadas pelo Grupo de Coordenação Internacional (GCI).
Devido ao surto atual registrado em algumas regiões de mata, principalmente na região Sudeste, o Ministério da Saúde elabora um plano estratégico para garantir a aquisição de 70 milhões de doses da vacina junto à BioManguinhos, garantindo o abastecimento durante todo o ano. Após a interrupção da transmissão nas regiões afetadas, a pasta vai revisar a área de recomendação de vacinação, bem como a mudança do calendário Nacional de Vacinação.
Vacinação
A vacinação de rotina para febre amarela é ofertada em 19 Estados com recomendação para imunização. Na Bahia, Piauí, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a vacinação não ocorre em todos os Municípios. Além das áreas com recomendação, neste momento, também está sendo vacinada de forma escalonada a população do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Todas as pessoas que vivem nesses locais devem tomar duas doses da vacina ao longo da vida.
Agência CNM, com informações do Ministério da Saúde