A experiência de fazer um intercâmbio no exterior está entre os sonhos de inúmeros estudantes mundo afora. Relatos positivos marcam o retorno de estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) que tiveram a experiência de passar uma temporada no Canadá.

Wellington de Oliveira Veloso, do curso de Licenciatura em Matemática, da unidade de Palmas; Ana Paula Nazareno Noleto, do curso de Engenharia Elétrica, também da unidade de Palmas, e Amanda Afonso Aguiar, do curso de Engenharia Civil, da unidade de Gurupi contam que, além da oportunidade de praticar um novo idioma, fazer novas amizades, ampliar o horizonte e conhecer novas culturas, a experiência possibilitou melhorar o currículo e contribuir para alavancar a carreira profissional.

Os estudantes participaram do intercâmbio pelo Programa ELAP – Líderes Emergentes nas Américas, na cidade Cranbrook – British Columbia – Canadá, e estudaram na Instituição College of the Rockies. Wellington permaneceu no exterior de janeiro a maio de 2022; e as estudantes Ana Paula  e  Amanda, no período de janeiro a maio de 2021.

“Oportunidade de imersão em outra cultura, isso faz você enxergar o mundo com outros olhos e mudar a si mesmo com base em aspectos positivos da cultura que você foi inserido. Melhoria da proficiência em inglês. Estudar em um ótimo College e aprender coisas novas. Fazer novos amigos por lá”, afirmou a estudante Ana Paula, acrescentando sobre o apoio da instituição. “O IFTO e o departamento de extensão orientam muito bem os estudantes, então não tem como ficar “perdido” sem saber como fazer o processo para adquirir o visto de estudante, por exemplo. A orientação fornecida pelo IFTO foi essencial para o sucesso nessa jornada”, disse.

A coordenadora de Relações e Assuntos Internacionais do IFTO, Lucélia Ávila Carvalho, explicou que os estudantes recebem bolsa do governo canadense, especificamente para este programa ELAP, e que o valor é suficiente para custear passagem, hospedagem e alimentação. “A experiência de estudar em outro país, além de melhorar as habilidades linguísticas, traz uma grande bagagem cultural ao estudante. É uma oportunidade única para aumentar a consciência global e entender como as ações locais podem gerar mudanças globais. Por haver uma exigência maior por profissionais que se comuniquem em outras línguas, com esse diferencial no currículo, ele(a) poderá ficar à frente de muitos outros”, enfatizou.

“Experiências como essa, que o IFTO proporciona, realmente são únicas e muito importantes. Você amadurece bastante tendo a oportunidade de viver em meio a uma cultura onde muita coisa é diferente e te exige adaptação rápida. Além disso, estudar em outro país, por questão destas diferenças, como o idioma, te faz enxergar os conteúdos e a própria educação de maneira diferente. Você reflete sobre os seus propósitos, pessoais e profissionais, e vê outras facetas dos conteúdos que você talvez já até tenha estudado, mas que não tinha encarado pela mesma perspectiva”, destacou o estudante Wellington Veloso.

Wellington relata que o intercâmbio reafirmou o seu desejo de continuar estudando Matemática e ressalta a importância do IFTO no seu processo de aprendizagem. “Agradeço muito ao Instituto pela oportunidade e, para as pessoas que pensam em fazer o mesmo, sugeriria que buscassem mais informações com o pessoal da extensão, praticassem o seu inglês e pensassem em que tipo de matérias gostariam de cursar, já que as opções são muitas e temos um semestre para extrair o máximo que pudermos dessa incrível experiência”, enfatizou.

O resultado dessa experiência é fruto de parceria entre o IFTO e a instituição canadense. O lançamento do edital de pré-seleção de estudantes do IFTO para obtenção de bolsas do Programa Líderes Emergentes nas Américas geralmente ocorre no mês de fevereiro de cada ano. Para participar, os interessados devem ter um bom currículo, boas notas e ter um nível significativo de proficiência em inglês.

Para quem deseja viver a experiência de participar de um intercâmbio, vale a pena ficar atento à dica da estudante Ana Paula. “O primeiro passo é ter confiança em si mesmo e acreditar que consegue, não pode ter medo de não conseguir e nem tentar. Aliás, só consegui a bolsa na segunda vez que apliquei. Além disso, é importante ter experiências extra-curriculares como participar de projetos de extensão no IFTO, porque isso agrega na carta de apresentação que é solicitada para ter a bolsa aprovada”, afirmou.