Eles voltaram para casa em segurança após uma ampla mobilização institucional inédita articulada pelo governo e o senador e líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes. Foram dias intensos a espera de resgate em meio a pandemia e todos vieram em segurança de volta para a pátria.

Meses após o retorno, como estão os estudantes de medicina repatriados? A Gazeta do Cerrado conversou com vários deles. As aulas acontecem online o encerramento do semestre será esta semana.

Havia uma expectativa para que as aulas presenciais voltassem em setembro porém a situação epidemiológica na Bolívia ainda não é segura. “O problema é que a Bolívia começou subir o número de casos a poucos dias, devido a flexibilização da quarentena. Chegando aos 50 mil casos la, sendo assim vai ser quase impossível retornar esse ano, creio que isso vai dificultar a vida de todos nós estudantes, porque voltar nesse momento de alta na curva da Bolívia é impossível”, disse o estudante Mateus em entrevista á Gazeta do Cerrado.

A indefinição sobre as aulas e o futuro diante da pandemia causam preocupação para os estudantes . “Acho que estamos todos aflitos com toda essa situação. Sem saber o que vai acontecer, na verdade sem poder ter controle total em nossas decisões, porque se retornarem as aulas, vem aquela vontade de ir e ao mesmo tempo sem poder”, desabafou.

Mais de 250 estudantes foram repatriados e nenhum testou positivo para a covid assim que chegaram ao Estado.

Os estudantes, que ainda se comunicam entre si, relataram à Gazeta do Cerrado que estar em casa e perto da família era a força que precisavam neste momento difícil de pandemia.
Nos resta aguardar como vai ficar a situação da pandemia na esperança que quando tudo isso passar vamos retomar nosso curso”, disse.

Repatriados

A operação de repatriação dos estudantes tocantinenses teve início no dia 19 de abril, quando 60 estudantes do Paraguai saíram de Ponta Porã e chegaram à Capital.

Já no dia 22 de abril, houve a repatriação de mais 50 alunos (mais dois bebês) que estavam na Bolívia. Em 29 de abril, outro ônibus com 64 estudantes da Bolívia chegou à Capital. A operação finalizou na madrugada desta terça-feira, 5, com a chegada de 98 estudantes (mais três crianças) que estavam no Paraguai.

Ao todo, 272 estudantes, dois bebês e três crianças, provenientes do Paraguai e da Bolívia, foram repatriados pelo Governo do Tocantins, entre os dias 19 de abril e 5 de maio. Nas testagens rápidas realizadas pela SES, todos testaram negativo para Covid-19.