Após três semanas de aulas teóricas, os alunos do Curso de Formação do Concurso para provimento de cargos para o Sistema Penitenciário estão na etapa final, com estágio na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas e treinamento para o manuseio de armas de fogo.  As aulas práticas estão acontecendo desde segunda-feira, 12, onde turmas de aproximadamente 200 alunos passam por todos os procedimentos de rotina feitos dentro de uma unidade prisional.

Procedimentos como revistas de cela, condução de presos para atendimento médico ou audiência e auxílio na movimentação em postos internos estão sendo ensinados aos alunos pela equipe de instrutores composta pelo superintendente e o diretor do Sistema Penitenciário Prisional, Darlan Rodrigues e Cristóvão Lopes; o chefe de segurança da CPP, José Antônio; o gerente de Administração e Infraestrutura do Sistema, Luciano Mascarenhas, e o agente penitenciário Felisberto Araújo.

Para Cristóvão Lopes, o estágio combina teoria e prática de modo a dar maior eficácia na aprendizagem dos alunos. “Aqui eles estão acompanhando a rotina da unidade desde a entrada e saída de pessoas, revistas diárias, retirada de presos para o banho de sol, atendimentos médicos, audiências jurídicas, entre outros. Eles estão tendo a oportunidade de ver e fazer até mais do que foram ensinados nas aulas teóricas”, explica.

320640_1000

Cada turma, com cerca de 100 candidatos, está fazendo um estágio de 24 horas semanais na CPP, sendo 12 horas diurnas, para aprenderem os procedimentos diários, e também 12 horas noturnas, em dias diferentes, para conhecerem a rotina da unidade durante os dois turnos.

“É um aprendizado que ajuda muito, a dinâmica que eles estão usando é muito boa e os instrutores e professores são muito capacitados, pois conhecem bem o Sistema. A prática, unida à teoria também está nos capacitando bem, uma vez que estamos aprendendo desde a forma de abordagem, revistas até os procedimentos administrativos legais”, disse o candidato João Messias.

A secretária de Estado da Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, disse em visita ao curso de formação que espera que o curso esteja atendendo as expectativas dos candidatos e lhes tragam realmente um aprendizado para que se tornem bons técnicos e analistas em defesa social. “Espero que todos estejam satisfeitos com o que está sendo ensinado plenamente pelos instrutores. Certamente o concurso dessa secretária será um legado para o Tocantins, pois estamos formando servidores que atuarão dentro das unidades prisionais com muita dedicação”, frisou.

As aulas para manuseio de armas de fogo, ministradas pelo Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) do Tocantins, estão acontecendo simultaneamente, com turmas alternadas de 100 alunos, sob um regime de aproximadamente 10 horas diárias.

“Eu já fiz vários treinamentos e nesse curso todos os professores e instrutores estão muito capacitados. Formar mais de 700 pessoas em 30 dias não é um desafio aceito em qualquer lugar e com essa dedicação por parte de todos conseguiremos alcançar nosso objetivo que é o de entrar no Sistema Prisional”, ressaltou o candidato Jeferson José Fernandes.

Reta final

O estágio e as aulas com armas de fogo terminarão neste domingo, 18, quando será encerrado o curso de formação. A aplicação da prova objetiva com perguntas sobre todo o conteúdo aprendido nesses 30 dias será de caráter eliminatório e está marcada para o próximo dia 21. O resultado final será divulgado no dia 10 de janeiro de 2017.