Equipe Gazeta do Cerrado

O grupo de seis integrantes de movimentos que foi preso na tarde deste domingo, 15, durante um conflito com a Polícia Militar numa ação de desocupação em Palmas foi solto por volta das 21 horas.

Um deles é o ex-vereador de Palmas, Bismarque do Movimento que é coordenador do Movimento Nacional de Luta pela Moradia no Tocantins. Outro detento foi o diretor da União Nacional dos Estudantes, Guilherme Barbosa e ainda a líder de movimentos e assistente social, Eutalia Barbosa.

Eutalia agradeceu toda Solidariedade em torno do fato e reafirmou que estavala apoiando a luta pela Moradia.

O advogado que acompanha o movimento desde cedo informou que todos foram soltos e devem nesta semana formalizar procedimentos junto à Corregedoria da PM.

O conflito aconteceu durante a ocupação de uma área na 905 Sul em Palmas que começou ainda na madrugada. Vídeos mostram Policiais agindo com violência após a discussão com alguns líderes.

A ação de desocupação agitou também as redes e várias instituições que expediram nota contra o que chamaram de “truculência da polícia no ato”.

A Polícia, por sua vez, emitiu nota dizendo que vai analisar as imagens que circulam na internet para verificar se houve alguma irregularidade na abordagem.

Veja abaixo a íntegra da nota da PM:

NOTA À IMPRENSA

Quanto à ocorrência registrada na quadra 905 sul, em Palmas, a Polícia Militar informa que compareceu ao local onde passou a negociar a retirada dos ocupantes de forma pacífica. Informa também que após um tumulto iniciado devido à resistência e desacatos proferidos pelos manifestantes, houve a detenção de seis ocupantes, os quais foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrada a ocorrência de Esbulho possessório, resistência e desacato.
Quanto às imagens que circulam nas redes sociais serão apuradas pela instituição no intuito de averiguar quaisquer ilegalidades.
A Polícia Militar reafirma seu compromisso com a sociedade tocantinense de manutenção da ordem pública e da paz social.
Já a Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), informa que a obra de construção de 272 apartamentos na Arso 92 em Palmas foram retomadas recentemente e seguem novo cronograma estipulado para os serviços. O empreendimento faz parte do programa Pró-Moradia e já existem famílias pré -selecionadas aguardando a entrega dos imóveis.

Veja a íntegra da nota da Diretoria Executiva da União Nacional dos Estudantes sobre o fato:

NOTA DE REPÚDIO A PRISÃO POLÍTICA EM PALMAS – TO

Na tarde deste domingo, 15 de setembro, a Polícia Militar interviu com truculência e deteve 5 militantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) na ocupação da Quadra 905 sul, em Palmas. Dentre os presos está o diretor da União Nacional dos Estudantes, Guilherme Barbosa, estudante de direito da Universidade Federal do Tocantins. A quadra é fruto de uma disputa judicial, entre o Estado do Tocantins e particulares. A PM agiu com totalmente arbitrariedade, sem uma ação judicial de reintegração de Posse e com violência.

O ato de hoje configura mais uma ação de criminalização dos movimento sociais e dos defensores e defensoras dos direitos humanos! As pessoas foram detidas de forma injusta e arbitrária, mostrando mais uma vez o autoritarismo presente nas estruturas da PM brasileira.

Pela soltura imediata de Guilherme e todos os presos políticos. Não permitiremos que o Estado siga perseguindo aqueles e aquelas que lutam pelo nosso povo!

Diretoria Executiva da União Nacional dos Estudantes

Deputado se manifesta

O deputado federal do PT, Célio Moura também se manifestou sobre o fato:

“Toda a violência perpetrada pela PM do Tocantins, contra as lideranças do PT e do Movimento de Nacional de Luta pela Moradia, terminou agora, com o último detido, o companheiro Bismarque Roberto, ex-vereador, Coordenador Nacional do MNLM no Estado, que acaba de sair da Delegacia em Palmas, mais de 8 horas de patente abuso de autoridade, de violência e arbítrio. Lamentamos o ocorrido. Estamos juntos, Bismarque, Eutalia, Guilherme e demais companheiros.
A moradia é um direito de todos!
A população exige justiça”, disse.

Nota Defensoria Pública do Estado

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) informa que esteve presente no local da ocupação, no domingo, 15, por meio do defensor público plantonista, após ser acionada.

Na DPE-TO, a situação é acompanhada pelo Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) Palmas e pelo Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), que vão apurar o caso dentro da competência da Instituição.

Por meio dos referidos Núcleos, a Defensoria está à disposição da comunidade que esteve, no domingo, 15, na área da Quadra 905 Sul.

_______________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:

Instagram - Gazeta do Cerrado

Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/

Twitter - Gazeta do Cerrado

Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09

Facebook - Jornal Gazeta do Cerrado

Facebook: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  

YouTube - Gazeta do Cerrado

YouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE     Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.   Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319   Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796  

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes