Maju Cotrim
O governador Wanderlei Barbosa prepara missão institucional á Europa para tratar de assuntos de interesse do Estado. Ele revelou em primeira mão á Gazeta.
“Vamos na Suíça tratar da situação do carbono, iremos a Estônia a convite do governo de lá tratar de governo digital , muitas das despesas dessa viagem serão pagas pelo governo da Estônia e iremos posteriormente a Barcelona onde já está implantado e funcionando o projeto jovem trabalhador e vamos também conhecer esse projeto”, explicou o governador á Gazeta.
O governador deve ficar fora por cerca de 10 dias.
Carbono
O Tocantins está negociando 200 milhões de toneladas em créditos de carbono jurisdicional e pode garantir mais de R$ 10 bilhões nos próximos 16 anos. A suíça Mercuria Energy Trading cumpriu os critérios exigidos e foi classificada para a fase de negociação junto ao Palácio Araguaia. Com a seleção da empresa, o Tocantins avança no processo e está perto de se tornar o primeiro Estado a vender créditos de carbono jurisdicional no mercado voluntário no Brasil e um dos pioneiros no mundo.
Segundo Wanderlei tem afirmado, o Estado busca inovar o uso de instrumentos de gestão da governança climática.