Maju Cotrim

A Gazeta do Cerrado apurou que o nome do ex-prefeito e ex-deputado, Homero Barreto é o nome mais cotado para assumir o escritório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba-
Codevasf no Tocantins a partir de janeiro do próximo ano. Do Bico do Papagaio, Homero é um dos líderes da região e já ocupou o comando de vários órgãos.

A vinda e atuação do órgão no Estado é uma articulação do senador e líder do governo Bolsonaro, Eduardo Gomes.

O presidente nacional da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira fez questão de fazer o anúncio durante o evento com presença de maioria dos prefeitos do Tocantins nesta quinta-feira, 12.

“Vai ser um marco para o Estado” , disse. Ele falou do reconhecimento do órgão e da importância das bacias Do Araguaia. O órgão atua na área de desenvolvimento regional. Uma expedição já rodou vários municípios do Tocantins para definir um plano de conservação para os rios do Estado.

A Abertura do escritório está prevista para 2020. “É um compromisso do governo”, disse. Ele fez uma menção especial a Eduardo Gomes que suplementou o orçamento do órgão.

Servidores de carreira da Codevasf serão deslocados para o Tocantins para atuar no órgão que deve funcionar no mesmo prédio da Funasa para não gerar custos extra.

A Codevasf atua em 17 bacias hidrográficas, alcançando 27% do território nacional. São 1.641 municípios em 12 estados e no DF.