Mais de 600 pessoas, entre alunos, familiares e a equipe da Escola Municipal Anne Frank, assistiram ao filme “Bullying Tem Solução”, dirigido pela estudante Júlia Magalhães, de 14 anos, no último sábado, 13, em três sessões, no Cine Cultura, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, dentro do Cine Escola.
Vencedor, como melhor produção na categoria Jovem Realizador do Festival Você na Tela – premiado e exibido na Mostra Curta Estudantil do projeto Educavideo no 44º Festival de Cinema de Gramado, em agosto 2016 -, o filme aborda um dos temas mais polêmicos no ambiente escolar atualmente.
Segundo Júlia, que estuda no Anne Frank, o filme surgiu “da vontade de mostrar as consequências do bullying como depressão, mutilação e até a morte, e evitar que casos assim ocorram nas escolas.”
“Foi uma experiência fantástica. A maioria das cenas foi feita dentro da escola por meio dos seus celulares. Você vê o rostinho das crianças se vendo na tela não tem preço”, disse o professor Valter Almeida, que é instrutor da oficina de edição de vídeos da escola.
Parceria
A professora idealizadora do projeto, Diana Maranhão, agradeceu a parceria com a Fundação Cultura de Palmas (FCP) e ressaltou que o objetivo do evento é favorecer uma aprendizagem significativa, na formação de seres humanos mais conscientes, participativos e responsáveis. “O envolvimento de toda equipe foi fundamental para a realização do evento. Os alunos ficaram entusiasmados e envolvidos durante as exibições.”
O projeto Cine Escola é uma realização da Prefeitura de Palmas por meio da Fundação Cultural de Palmas e Secretaria Municipal de Educação com o intuito de tornar a produção cinematográfica acessível ao maior número de alunos, promover a formação cidadã de crianças, jovens, adultos, estimular a apreciação e utilização da produção audiovisual na abordagem de questões sociais e culturais.
O Cine Escola funciona de quarta à sexta-feira com sessões gratuitas às 9 horas e às 15 horas. Para participar do projeto, diretores das escolas, coordenadores de cursos e professores devem entrar em contato com a FCP nos telefones (63) 2111-2401/2405 ou pelo e-mail [email protected] para solicitar agendamento.