O Filme abordará o tema sobre abuso de crianças e adolescentes.  

O projeto homônimo ao título do filme trata das consequências, na vida adulta, de uma criança que sofreu abuso infantil. De acordo com o diretor, o filme trata de um tema de saúde pública e a escolha veio após a procura de uma amiga, para que a auxiliasse a transformar o trauma latente em arte e, quem sabe assim, ressignificar essa violência silenciosa.

 

Filme tem início de gravação no Tocantins

foto: divulgação 

 

As gravações da obra cinematográfica “Te Aitua: a retomada da essência”, do diretor e roteirista, radicado no Tocantins, Thiago Henrique Omena, se iniciaram no último sábado, 18.

A produção do roteiro foi iniciada por Omena no ano passado, baseado nas escutas das histórias reais e também dos dados oficiais do Governo Federal que apontam quantia apenas 7.5% dos casos são denunciados, o que por extrapolação, é possível encontrar 500 abusos de crianças e adolescente por dia no Brasil. “Foi justamente, a angústia encontrada nestes números, que nos referendou a retratar este tema, com o intuito de tirar o tabu do assunto, usar a arte como fator de transformação humana e tentar apontar caminhos em rede de apoio e acolhimento”, afirma.

Trajetória

Este será o primeiro trabalho como diretor de cinema do artista Thiago Omena, já acostumado em transitar entre as áreas de atuação, iluminação, preparação de elenco, dramaturgia e roteiro. Para o artista, a obra tem o intuito de ser um suspiro poético dentro de um mar revolto silencioso. Ele comenta, que desde a concepção, até a fase de produção que agora se encontra, o filme tem trago muita cura para a equipe. “Não foram poucas as pessoas envolvidas no filme, que tiveram a coragem de dividir os traumas vividos no passado. E o que o sempre digo é que, juntos somos mais fortes, e que a história da pessoa tem que ser sobre ela, e nunca sobre a violência”.

Projeto

O projeto Te aitua foi contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic 2019), da Fundação Cultural de Palmas, além do prêmio emergencial do Tocantins, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Além da produção desta obra audiovisual, que mescla histórias inspiradas na realidade, animação e poesia, o projeto possui ainda em seu escopo, a realização de oficinas de teatro como transformação social e rodas de acolhimento e escuta em colégios públicos de Palmas. As rodas de conversas serão mediadas pelo psicólogo Pietro Lamounier, que irá discorrer sobre como a arte pode ajudar a superar problemas difíceis.