Acontece pela primeira vez em Palmas, neste final de semana (17 a 19 de agosto), a 41ª edição da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, com 400 atletas, sendo 120 de elite, em 11 categorias diferentes. O evento considerado o mais importante das duas regiões será realizado em provas individuais no primeiro dia e provas em grupo no sábado e domingo.

As provas acontecem na Avenida LO 11, com a NS 01, próximo ao Medical Center. Na sexta-feira, 17, com concentração a partir das 13 horas e largada às 14 horas. No sábado e domingo, 18 e 19, concentração às 7 horas e largada às 8 horas. Participam da provas atletas de 12 anos na categoria infanto juvenil, até acima de 70 anos na categoria Master D.

A competição começa na sexta-feira com a prova de contrarrelógio individual para todas as categorias. O diretor  técnico da Confederação Brasileira de Ciclismo, Marco Antônio Barbosa, destaca que se trata de uma prova de tomada de tempo em que a cada minuto um atleta participa e seu tempo é computado. Ressalta ainda que são 11 categorias no total, competindo cada um dentro de sua modalidade, e quem fizer o melhor tempo será o campeão.

No sábado, acontecem as provas de resistência, que contam com um percurso mais longo e exigente, enquanto no domingo, os atletas disputam a prova de circuito. Barbosa realçou que no sábado, a categoria elite roda cerca de 120 km de competição, uma prova de grupo em que a classificação sai da ordem de passagem de chegada, onde quem cruzar primeiro vence a prova.

Já no domingo será uma de circuito, com as mesmas características da prova de resistência, porém mais curta e mais rápida, com uma hora de prova. “Eu acredito na importância Copa Norte e Nordeste de Ciclismo aqui para a Região, Estado e principalmente Palmas, pela grandiosidade e representatividade que o evento tem em todos os estados o norte e nordeste e do país, e que vai ser marcante para o Estado do Tocantins”, disse.

“A copa Norte Nordeste é um evento da confederação criado para agregar o Norte e Nordeste do País, é um evento que já revelou grandes nomes do ciclismo brasileiro, inclusive com participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, conclui Barbosa.

O presidente da Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC), Marcelo Leão, falou que Palmas receberá o maior evento de ciclismo do Brasil. “Fizemos o possível para entregar um evento de alto nível, trata-se de uma competição tradicional que merece o máximo de cuidado”,  completando que o evento contará com uma boa estrutura aguardando a chegada de todas as delegações para retribuir um pouco do carinho que recebe quando os atletas tocantinenses competem nos outros estados.

Já o presidente da Fundação Municipal do Esporte e Lazer (Fundesportes), Orlando Rangel, ressaltou que mais uma vez a Prefeitura de Palmas apoia um evento esportivo de grande repercussão nacional, que fomenta a economia local e principalmente da rede hoteleira e de restaurantes.

A Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada 2018 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC), com apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, SESI e SESC.

Fonte: Secretaria de comunicação