Com a realização da cavalgada e o início da Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara 2022), previstos para o próximo domingo, 05, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por intermédio da 12ª Promotoria de Justiça de Araguaína, expediu recomendação ao Sindicato Rural, às comitivas de cavalos e aos órgãos fiscalizadores, contendo orientações destinadas à proteção dos animais e da população durante os eventos.

A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Airton Amilcar, que atua na defesa do meio ambiente, estabelece a exigência de comprovação de vacinação ou exames laboratoriais prévios de cada cavalo participante dos eventos, a fim de evitar a transmissão de doenças infectocontagiosas entre esses animais.

Também visando o bem-estar dos cavalos, a orientação é de que sejam definidos os horários de início e término da cavalgada, para evitar o esforço excessivo dos animais participantes e que eles  recebam água durante todo o percurso. Além disso, ao fim do evento, os cavalos deverão ser encaminhados para locais salubres, seguros e providos de alimentação, dentre outras medidas.

Por fim, para manter a segurança das pessoas, o documento recomenda aos cavaleiros e amazonas o consumo moderado de bebidas alcoólicas nas comitivas.

Rede de Fiscalização

Para fiscalizar o cumprimento das recomendações, foi criada uma rede composta pela Polícia Militar Ambiental, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Guarda Municipal de Araguaína, Fiscais Ambientais e Departamento Municipal de Posturas e Edificações (Demupe).