Ícone do site Gazeta do Cerrado

Força-tarefa combate incêndio em área de preservação ambiental em Talismã

Chamas voltam a surgir em área de preservação ambiental onde fogo já tinha sido controlado

Uma força-tarefa montada pela brigada de incêndio da Defesa Civil de Talismã tenta controlar um incêndio de grandes proporções na zona rural do município. O foco atinge propriedades rurais e uma área de preservação ambiental. A queimada começou na última quinta-feira (24), nas margens da TO-373, e o fogo já destruiu mais de 200 hectares.

Segundo João Carlos, responsável pela Defesa Civil de Talismã, o combate foi encerrado durante a noite desta sexta-feira (25), mas as equipes retornaram ao trabalho no início da manhã. “A gente esteve no local. A área destruída é muito grande”, disse.

Até o início da manhã deste sábado, o incêndio dentro de uma área de preservação permanente estava fora de controle e o fogo também ameaçava fazendas da região.

Além da brigada da Defesa Civil, que conta com 14 brigadistas, três propriedades da região também contam com homens treinados para combater as chamas.

Entenda

 

A Defesa Civil da cidade informou que o fogo na região começou no início da tarde de quinta-feira (24) e tinha sido controlado no mesmo dia, mas os brigadistas da propriedade que ficaram responsáveis por fazer o rescaldo teriam descuidado e as chamas voltaram a surgir após ventos fortes na região.

Parte da área atingida é uma lavoura de sorgo colhida há pouco tempo, onde a palhada foi espalhada pelo solo para evitar o ressecamento. Por isso, o fogo se alastrou rapidamente pela região, atingindo também a área de preservação.

Fonte: G1 TO
Sair da versão mobile