É bem provável que você já tenha ouvido diversas vezes que a violência contra a mulher deve ser denunciada, pode até conhecer os tipos de violência e formas de denunciar. Mas e sobre violação de direitos humanos, já ouviu falar? Qualquer tipo de violência de direitos de crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população LGBT, população em situação de rua, mulheres entre outros, também devem ser denunciados. Conforme o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, os tipos de violação denunciados incluem violência física, psicológica; crimes contra a vida; agressões que violam a honra; agressões que violam o direito à liberdade, liberdade civil e política; e violações gerais.

CANAIS DE DENÚNCIA
Disque 100
O principal canal de denúncia é o Disque 100 (Disque Direitos Humanos), um serviço considerado pelo Governo Federal como “pronto socorro” dos direitos humanos, atendendo graves situações de violações que podem ter ocorrido naquele momento ou ainda estão em curso. Logo em seguida, os atendentes acionam os órgãos competentes e possibilitando o flagrante.O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados e as ligações são gratuitas e podem ser feitas de todo o Brasil.
Whatsapp e Telegram
Para acessar no Whatsapp, o denunciante deve enviar mensagem para o número (61) 99656-5008 e imediatamente receberá uma resposta automática. Em seguida será atendido por uma pessoa da equipe que analisará a denúncia e encaminhará aos órgãos de proteção. A Ouvidoria também criou um canal no Telegram exclusivo para registros. Basta digitar na busca “Direitos Humanos Brasil” e enviar uma mensagem.
Aplicativo Direitos Humanos Brasil
Após fazer um breve cadastro, o denunciante pode registrar violências contra mulheres, crianças ou adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência e outros grupos sociais. Há também a opção de anexar arquivos, como fotos e vídeos.
Site da Ouvidoria Nacional
Caso seja preferível fazer uma denúncia pelo computador, a população também pode registrar diretamente no site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Após o registro, a denúncia é analisada e encaminhada aos órgãos de proteção. Se o cidadão quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer os dados da denúncia.