Palmas – Foto – Gazeta do Cerrado
Lucas Eurilio
O mundo inteiro tem travado uma guerra contra o Covid-19, mas além disso, outra guerra é contra a disseminação de informações falsas. Quantas #FakeNews você já leu ou deve ter ouvido durante esse ano de Pandemia? É…as coisas não estão fáceis e todo dia precisamos lidar com essas notícias mentirosas.
Nesta terça-feira, 16, quando termina o decreto que proíbe o funcionamento das atividades não essenciais para conter o avanço do coronavírus em Palmas, uma carta começou a circular no Facebook e em grupos de WhatsApp, onde supostamente empresários da capital batem de frente com o Estado e com o Município, dizendo que não vão deixar de abrir as portas.
Um trecho da carta falsa diz “que a partir do dia 16 de março de 2021, não aceitaremos e muito menos seguiremos qualquer decreto que impeça qualquer pessoa no Município de Palmas, de exercer seu Direito Constitucional da Livre Iniciativa (Art. 1o, IV, CF e Art. 170, CF)”.
Nossa equipe conversou com o presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Palmas (CDL – Palmas), Silvan Marcos Portilho. Por telefone ele afirmou que a carta está circulando em todo o país.
“Da CDL não foi. Essa carta está circulado no país todo. Alguém só pegou os dados do Tocantins, de Palmas e inseriu na carta e começou a disparar na internet”, disse ao Gazeta.
Gazeta Anti-Fake News!