Há alguns anos, mais precisamente antes da consolidação do YouTube, os efeitos especiais em vídeos só eram possíveis em obras (filmes, séries, novelas, etc.) de grandes estúdios. No Oscar, a categoria “Efeitos Especiais” já premiou campeões de bilheteria que fizeram várias gerações sonhar em frente às telas de cinema. Já vimos o espaço, o futuro, os dinossauros e vimos até mortos voltarem à vida, como o caso do ator Brian O’Conner, em “Velozes e Furiosos”.
Naquela época, os efeitos especiais eram artigo de luxo inacessíveis aos “pobres mortais”. Felizmente, com o passar dos anos, a evolução dos recursos de hardware e software permitiram que usuários comuns passassem a criar efeitos em seus próprios vídeos, de forma relativamente simples. Um dos maiores exemplos dessa nova geração de gênios dos efeitos especiais é o youtuber Zach King, que tem mais de 3,7 milhões de inscritos.
Zach King começou a fazer vídeos curtos, a maioria com seis segundos de duração, no máximo, com efeitos especiais absurdamente criativos. Sua abordagem foge do convencional ao usar os efeitos como se ele tivesse superpoderes, geralmente materializando um objeto ou figura numa peça real. Parece truque de mágica, mas é tudo feito no computador! Veja, abaixo, alguns exemplos do talento de Zach em vídeos com menos de 30 segundos.