A secretaria de segurança pública (SSP) anunciou que licitou empresa para aquisição de aeronaves teleguiadas – drones para reaparelhamento do Corpo de Bombeiros ( CBMTO) no valor de R$ 333.200,00 Os equipamentos serão destinados às ações de busca e resgate, monitoramento de áreas remotas, monitoramento de focos de calor, reconhecimento de terreno e acesso a pontos que, por outros meios, seriam mais difíceis de acessar. Também vão contribuir para a redução do tempo de resposta, o que pode significar uma elevação na sobrevida dos pacientes.
A deputada estadual Claudia Lelis (PV) comemorou o anúncio e parabenizou o Governo do Estado e SSP pela iniciativa, a parlamentar apresentou e cobrou através de requerimento a aquisição dos equipamentos na Assembleia.
“ Todos os anos enfrentamos índices altos de queimadas, e uma luta constante dos nossos bombeiros e brigadistas. Esses incidentes afetam não apenas o meio ambiente, mas também a saúde da população, a economia e a qualidade de vida das comunidades locais. Por isso, a utilização de drones pode ser uma ferramenta eficaz para a detecção e prevenção de incêndios florestais”, afirmou Lelis.
Pregão
O resultado do pregão eletrônico foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira, 31, e teve como vencedora a empresa Powertop-Geo Tecnologias LTDA – EPP. Os recursos para aquisição dos equipamentos são do Fundo de Segurança Pública do Estado e busca garantir recursos para apoiar projetos, atividades e ações nas áreas de segurança pública e prevenção à violência, alinhados às diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e do Plano de Segurança Pública do Estado do Tocantins.
Tecnologia e meio ambiente
Os drones são capazes de sobrevoar áreas de difícil acesso e fornecer imagens em tempo real para os órgãos responsáveis pelo combate às queimadas, permitindo uma resposta rápida e efetiva. O drone munido de câmeras e sensores pode monitorar diariamente grandes áreas de florestas, rios e obras de grande porte. Dados da SSP mostram que em 2022, foram atendidas 482 ocorrências de busca terrestre; 79 ocorrências de defesa civil e 1900 ocorrências de incêndio em vegetação.