Maju Cotrim

O governador Mauro Carlesse reuniu com várias secretarias além da Saúde para tratar do coronavírus na manhã desta quinta-feira, 12.

Todos os poderes foram convidados para uma reunião para formação do gabinete de crise e anúncio de medidas que serão adotadas pra prevenção do coronavírus. O encontro será as 16 horas.

O secretário de Saúde vai apresentar o plano de contingência aos poderes.

Veja nota da secretaria de saúde à Gazeta sobre o assunto:

Nota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que iniciou as ações para combate ao novo Covid-19 com antecedência, sendo o 5º estado a apresentar seu plano de contingenciamento ao Ministério da Saúde (MS), antes de reunião com secretários de Estado de todo o Brasil convocada pelo Órgão.

Ainda em janeiro, a SES se reuniu com diversos setores da saúde com a finalidade de alinhar, monitorar e agir na ocorrência de casos suspeitos. Durante a reunião discutiu-se o Boletim Epidemiológico, o Plano de Contingência e os fluxos que foram definidos para o Covid-19.

Em busca da organização da rede de Assistência à Saúde do Estado do Tocantins, para manejo correto e tratamento de possíveis casos do novo vírus, a SES realizou também, no início de fevereiro, capacitação para técnicos dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Comissões de Controle de Infecções Hospitalares dos 18 hospitais de gestão estadual.

O Tocantins está ao lado de outros quatro estados que continuam livres do Covid-19 ou casos suspeitos. Esta realidade é reflexo da organização, gestão e eficácia do Governo do Estado na cobertura e assistência de todo o território tocantinense. O quadro definido e esperado de pandemia, não muda as ações tomadas pela vigilância epidemiológica que continua atenta aos possíveis novos casos que possam surgir.

Palmas, 12 de março de 2020.