Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Em conversa com o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Estado do Tocantins, José Aparecido Nascimento, na manhã desta segunda-feira, 28, ele afirmou à Gazeta, que a greve já não apenas da categoria, mas sim do povo brasileiro. “Saiu do nosso controle. A greve não é de sindicato, não é mais de caminhoneiros, mas da nação”, afirmou.

“A coisa está feia”, destacou José sobre a situação.

No momento da conversa, o presidente relatou que estava em Porto Nacional, onde acontece uma carreata em protesto aos abusos dos imposto e apoio aos caminhoneiros. “Porto Nacional mobilizada. Tem gente de carro, quem não tem gasolina veio a pé ou de bicicleta”, contou.

(Divulgação)

Consequências

Na Capital, a gasolina já está esgotada desde essa sexta-feira, 25. Segundo o Sindicato de Postos de Combustíveis do Tocantins, mais de 80% dos estabelecimentos não possuem combustível. Um caminhão-tanque com cerca de 44 mil litros de combustível para aviões está foi escoltado no sábado, 26, de Gurupi até o aeroporto Brigadeiro Lysia Rodrigues, em Palmas, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A Gol, Azul e Latam informaram que precisaram cancelar voos que sairiam nessa sexta-feira por falta de querosene de aviação.

De acordo com nota divulgada no site da Infraero, 14 cidades no país estão com falta de combustível, Palmas é uma delas. Informou também que está em contato com órgãos públicos relacionados ao setor aéreo para garantir a chegada dos caminhões com combustível de aviação aos aeroportos administrados pelo órgão.

Diversos voos foram cancelados de Palmas à Brasília e vice-versa. A Infraero orienta que os passageiros prejudicados procurem as respectivas companhias aéreas para realizar a remarcação da passagem.