Na tarde desta quarta-feira, 31, foi assinada entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) e a entidade Clube de Artesanato Cataquara de Taquaruçu a cessão para uso de área pública concedendo ao grupo de artesãos e artesãs do Projeto Tudo Daqui o direito de comercializar seus produtos no quiosque da Praça Tarcísio Machado. A cessão tem validade por dez anos podendo ser renovada após esse período.

“A gestão municipal tem procurado fortalecer e atuar em todos os segmentos da economia de Palmas, por isso buscamos valorizar o artesanato, esse segmento tão importante que integra a criatividade, identidade, história e a cultura de nossa comunidade. Esse quiosque era um sonho destes artesãos e nós agimos com rapidez para possibilitar a documentação necessária para que eles possam atuar dentro da legalidade e com tranquilidade”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Kariello Coelho.

A presidente do Clube de Artesanato Cataquara de Taquaruçu, Keilles Cristina Alves é uma das idealizadoras do projeto e destaca a força de vontade do grupo. “Estamos aqui de portas abertas para receber os turistas e os moradores de Palmas, de domingo a domingo, inclusive aos feriados, é uma enorme satisfação expor nossas peças e poder mostrar para essas pessoas um pouco da nossa história”, diz a artesã.

Trabalhando com bonecas, figuras e peças do Divino Espírito Santo e outras peças de arte popular e folclore a artesã Maria do Carmo Silva, também conhecida como Carminha, mostrou aos presentes seus bonecos de buriti e falou sobre sua matéria-prima. “É tudo retirado da mata, da natureza, temos um trabalho voltado para a preservação e valorização do meio ambiente e também da identidade regional. É um trabalho feito com muito carinho e muita dedicação”  frisou Carminha.

O local funciona todos os dias das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. No quiosque são comercializados itens como cestos de cerâmica, moringas, caixinhas, bonecos de pano, bonecos de barro e de buriti, peças de fuxico, tapetes, sabonetes, colares, chaveiros e muitas outras peças.

 

 

 

Fonte: Secom Palmas