O Governo do Tocantins diz ter ampliado a oferta de modalidades de ensino na rede estadual em Guaraí, a 190 Km de Palmas. Parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Polícia Militar possibilitou a implantação de uma unidade de Colégio da Polícia Militar (CPM) no município, que se somará às outras modalidades já disponíveis à comunidade, como a Escola de Fomento do Projeto Escola Jovem em Ação.
Segundo as informações da SEDUC, em visita a Guaraí nessa sexta-feira, 25, a gestora da Seduc, Adriana Aguiar, cumpriu extensa agenda de trabalho, visitando obras que estão em andamento na cidade e, acompanhada do chefe do Estado Maior, coronel Henrique de Souza Lima, e da prefeita Lires Ferneda, apresentou o diretor do Colégio Militar, capitão Raimundo do Carmo Santos. A escola Anaídes Brito Miranda sediará o CPM de Guaraí e, para isso, passa por obras de reforma e ampliação – com investimentos no valor de R$ 2.876.445,88, oriundos do BNDES – previstas para serem concluídas ainda neste ano.
Após a apresentação do diretor, o grupo visitou o Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, que oferta o ensino médio integral, no Projeto Escola Jovem em Ação. Nesta escola, o Estado investe, em parceria com o governo federal, recursos para adequar a estrutura física e os recursos humanos, garantindo uma educação integral de excelência. Atualmente, conforme as informações do Governo do Tocantins, estão sendo realizadas três obras, simultaneamente, nesta unidade, sendo a construção de um refeitório, a reforma elétrica e construção de salas administrativas. Juntas, as obras somam um montante de R$ 741.420,61 em investimentos, com recursos do Programa Escola Jovem em Ação.
“Ao diversificar a oferta de modalidades de ensino, o Estado garante aos estudantes de Guaraí alternativas para que possam estudar em escolas adequadas ao seu perfil de aluno. Estas iniciativas, aliadas ao trabalho da gestão municipal, fortalecem a vocação de Guaraí em se tornar um polo em educação nesta região”, frisou Adriana Aguiar.
Conforme o Estado, esta diversidade na oferta do ensino é vista pela prefeita como um privilégio para o município. “Nós queremos agradecer ao Governo do Estado por este olhar de apoio ao presente e ao futuro da Educação de Guaraí. Com todo esse investimento em estrutura física e pedagógica no Colégio Oquerlina Torres, os nossos jovens terão acesso ao ensino de qualidade e a um protagonismo de vida para o seu futuro profissional e realização pessoal. Da mesma forma, o Colégio Militar é muito bem-vindo. É uma felicidade muito grande, enquanto prefeita, estarmos apoiando essas duas modalidades de ensino no nosso município”, considerou Lires Ferneda.
Implantação do CPM
Coordenadora pedagógica da escola, Lourilma Vieira Borges falou da satisfação de toda a comunidade escolar com o inicío das atividades do CPM. “A implantação do Colégio Militar gerou uma grande expectativa em toda a comunidade, principalmente pela questão da disciplina, que é o nosso maior desafio. Acreditamos que essa parceria vai nos ajudar bastante. Desde o ano passado, nossos alunos estão demostrando muito interesse, assim como as famílias e a equipe da escola. Todos estamos muito empolgados com essa implantação”, enfatizou.