Ícone do site Gazeta do Cerrado

Halum destaca importância cultural de Romaria e recebe apoios

O pré-candidato ao Senado Federal César Halum (PRB), na companhia do governador Mauro Carlesse, do prefeito de Peixe Zé Augusto e do presidente do PRB de Natividade Tino, participaram nesta quarta-feira, 15, da celebração da missa em ação de graças ao Senhor do Bonfim, no povoado localizado a 23 km de Natividade. Sob sol escaldante, devotos percorrem vários quilômetros a pé para pagar promessas e agradecer às bênçãos recebidas.

Para Cesár Halum, a festa do Nosso Senhor do Bonfim de Natividade é a maior manifestação religiosa do Tocantins e, também uma das maiores do Norte do Brasil. “Estar aqui é motivo de muita alegria, uma aproximação com o nosso Senhor, um importante momento de fé e união, agradeço a calorosa recepção que recebi”, fala o candidato.

A missa foi proferida pelo Bispo Diocesano de Porto Nacional Dom Romualdo Matias Kujawski, acompanhado do Reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, Pe. Leomar Sousa.

O prefeito de Peixe Zé Augusto, manifestou apoio ao pré-candidato. “Agradeço ao futuro senador César Halum a presença e o carinho a esta festa tão importante, desde já asseguro meu apoio à sua candidatura ao Senado Federal”, disse o prefeito. A celebração do Senhor do Bonfim, no Tocantins, também ocorre nos municípios de Araguacema e Fortaleza do Tabocão.

O presidente do PRB de Natividade Tino, também declarou apoio. “Com Halum no Senado, a cultura do Tocantins será mais valorizada, tem todo meu respeito e apoio”, finalizou Tino.

O pré-candidato segue para a festa do Senhor do Bonfim, em Tabocão. A celebração do Senhor do Bonfim, no Tocantins, também ocorre nos municípios de Araguacema.

História

Dizem  historiadores que uma imagem do Senhor do Bonfim foi encontrada por um vaqueiro em cima de um toco de árvore e, após levá-la para Natividade, a imagem voltou a aparecer de forma inexplicável em Bonfim. Desde então, muitos percorrem centenas de quilômetros a pé ou e até mesmo de joelhos em agradecimento e pagam promessas por graças alcançadas e atribuídas ao Senhor do Bonfim. Em Fortaleza do Tabocão, o festejo começou com a devoção de um morador local que construiu uma capela após alcançar uma graça atribuída ao santo.

 

Sair da versão mobile