Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, muitas pessoas optaram por não procurar os Hemocentros para realizar a doação de sangue, o que causou queda nos estoques, especialmente da tipagem O+, que estão em níveis críticos, o que pode comprometer a assistência aos pacientes que necessitarem de transfusão. Diante da situação, a Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a importância da doação, que pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e no sábado, das 7 às 12 horas, por meio de agendamento.

Para doar sangue no Hemocentro de Palmas o agendamento pode ser feito, via telefone pelos números 0800 642-8822, (63) 3218-3232 ou (63) 3218-3292, ou ainda nas unidades da Hemorrede do Tocantins: Hemocentro Coordenador de Palmas e Unidade de Coleta de Palmas (anexo ao Hospital Geral de Palmas).

O médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU de Palmas) e membro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Estevam Rivello, explica os riscos de desabastecimento de sangue para os diversos grupos de pacientes. “Vítimas de traumas que dão entrada nos Prontos Socorros e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s), pessoas que são submetidas a tratamentos, cirurgias e procedimentos médicos complexos, que tratam os efeitos de anemias crônicas, complicações da dengue, da febre amarela ou de câncer necessitam de sangue. Por isso é fundamental a mobilização e sensibilização de doadores e elaboração de estratégias para a redução do consumo de sangue, a situação tem se mantido estável”, explica o médico.

Requisitos do doador

Para ser um doador de sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.