Iniciam no próximo sábado a programação do Toca FM – Festival de Mulheres do Tocantins, como parte da programação do festival serão ofertadas três oficinas de capacitação profissional que seguem com inscrições abertas até esta quinta-feira, 02. As oficinas ocorrerão em formato online pela plataforma do Google Meet e as inscrições podem ser feitas aqui. As oficinas são destinadas à meninas e mulheres interessadas e ao público no geral.

A programação das oficinas de formação iniciarão dia 05 de setembro às 9h com a oficina de Crowdfounding -Financiamento Coletivo, ministrada pela Jornalista Marina Bittar, a oficina irá abordar os fundamentos básicos de uma campanha de financiamento coletivo, trazendo um breve histórico dessa modalidade de financiamento, as principais plataformas disponíveis, os tipos e formatos de campanhas existentes e os pontos principais para que uma campanha dê certo, por meio de exemplos práticos. A oficina tem o objetivo de mostrar as inúmeras possibilidades para as mulheres que planejam tirar um projeto do papel.

Na tarde do dia 05, acontece a oficina de Maracatu de Baque Virado com Baque Mulher – TO que acontece de forma online e interativa, proporcionando o encontro de batuqueiras do Tocantins com mulheres de todo o Brasil. O intuito da oficina é oferecer às mulheres uma introdução e um breve histórico dessa manifestação de arte popular e cultura de matriz africana, com a apresentação dos instrumentos, do Movimento Baque Mulher no Brasil e da idealizadora Mestra Joana Cavalcante. Além disso, a oficina conta com a presença da batuqueira e coordenadora convidada, Sara Ramos, que a partir de sua experiência em diferentes grupos como o Baque Mulher RJ, Baque Mulher Foz e Alvorada Nova, promove um intercâmbio que possibilita a vivencia do maracatu e a troca de conhecimentos e saberes entre mulheres.

Para encerrar no dia 06 ocorre a oficina de Gestão de Carreira e Redes Sociais
Ministrada pela artista RAIA, a oficina busca dialogar sobre 3 eixos na gestão de carreiras musicais independentes: 1)Autonomia; 2) Sustentabilidade; 3) Equidade . A partir da experiência vivida por RAIA, compositora e produtora cultural há 3 anos na cena de Palmas, objetiva-se partilhar soluções para tornar viável o fazer artístico. Com a democratização da produção musical e audiovisual advinda da internet e do uso de smartphones, cada vez mais compositoras fazem a própria gestão de suas carreiras com sucesso, assim, pode-se traçar caminhos autênticos no mundo da música.

Abaixo confira a programação completa das oficinas:

05 de setembro (domingo):

– 9h às 11h: Crowdfounding -Financiamento Coletivo (Ministrado pela Marina Bittar)

– 15h às 17h: Maracatu de Baque Virado com Grupo Baque Mulher – TO

06 Setembro (segunda-feira):

– 9h às 10h30: Gestão de Carreira e Redes Sociais com Raia

As inscrições para as oficinas podem ser realizadas por esse link.