Um homem suspeito de invadir e furtar uma loja de aparelhos celulares, no último mês de agosto, em Gurupi, no sul do estado, foi identificado, por meio do trabalho realizado por papiloscopistas do Núcleo de Identificação daquele município. A ação foi possível devido a análise de fragmentos de impressão digital encontrados no forro de PVC na cena do crime, os quais foram positivados por meio de realização de exame papiloscópico.

Logo após a constatação da prática do crime contra o patrimônio, uma equipe da Polícia Científica foi acionada para realizar as perícias na loja de eletrônicos, no dia 13 de agosto deste ano. Durante a realização dos trabalhos periciais no estabelecimento, que fica localizado entre as avenidas Mato Grosso e Pará, no centro da cidade, foram coletados fragmentos papilares que apontaram a autoria do delito.

Na ocasião, a papiloscopista encontrou fragmentos de impressões digitais em boas condições de confronto no teto da loja, por onde o suspeito adentrou. De posse dessas impressões, papiloscopistas do núcleo procederam a comparação com a biometria de um suspeito, apontando a autoria delitiva.

Desse modo, o respectivo laudo papiloscópico foi encaminhado para delegacia que está investigando o caso. Assim, a equipe investigativa terá mais um item de fundamental importância para determinar com exatidão a autoria do fato delituoso.

O trabalho da Polícia Científica é de fundamental importância para as investigações da Polícia Judiciária Civil, pois fornece provas incontestáveis da autoria e participação de envolvidos em práticas delituosas. Sendo assim, todo o processo investigatório fica mais célere o que culmina na elucidação dos fatos delituosos e a consequente responsabilização dos envolvidos.