Homem foi preso em Araguaína – Foto  – Polícia Civil do Tocantins

Dando continuidade às ações de repressão e combate a violência doméstica e contra a mulher de forma geral, a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por intermédio da 3ª Delegacia de Atendimento à Mulher de Araguaína (3ª DEAM), cumpriu na tarde desta sexta-feira, 29, mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 40 anos, investigado por estupro, cárcere privado, violação de domicílio e descumprimento de medida protetiva de urgência.

 

Conforme explica a delegada Ana Maria Varjal, a ação que resultou na prisão do indivíduo, foi deflagrada logo depois que a vítima se dirigiu a unidade policial informando que seu ex-companheiro estaria descumprindo a medida protetiva de urgência.

 

“Como se não bastasse o descumprimento da ordem judicial, o investigado ainda estaria reiteradamente adentrando a residência da vítima sem autorização, mantendo relação sexual com uso da força e sem consentimento, enquanto a mantinha trancada no quarto restringindo a sua liberdade”, disse a autoridade policial.

 

Diante do relato gravíssimo dos fatos, a equipe da 3ª DEAM de Araguaína foi mobilizada e rapidamente cumpriu o mandado decretado pela justiça no setor Jardim Filadélfia, onde o encontrou. Além de ser preso pelos crimes acima mencionado, o investigado possui outro inquérito de estupro em contexto da lei Maria da Penha em tramitação na 3ª DEAM.

 

Preso, o homem foi conduzido até a sede da Unidade Especializada onde foi  interrogado e, após a realização dos procedimentos legais cabíveis, foi encaminhado à Unidade Penal Regional de Araguaína, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

 

Segundo a delegada Ana Maria Varjal, a ação de prisão do indivíduo é de suma importância, tendo em vista o contexto dos gravíssimos crimes que estavam sendo reiteradamente praticados contra a vítima. “A Polícia Civil do Tocantins tem envidado todos os esforços no sentido de reduzir drasticamente os níveis de violência doméstica e contra a mulher de um modo geral, e, nesta sexta-feira, conseguimos efetuar a prisão de um homem que demonstrava total desprezo pela lei”, frisou a autoridade policial.

 

Ao comentar sobre a ação, a delegada Sara Lilian, também da 3ª DEAM, frisou que a Polícia Civil do Tocantins atua constantemente no sentido de identificar, prender e levar à justiça aqueles que ainda insistem em praticar violência contra a mulher, seja ela de qualquer espécie. “A prisão desse indivíduo, hoje, em Araguaína, demonstra o comprometimento da PC-TO com a investigação desses tipos de crimes que deixam sequelas profundas nas vítimas”, salientou.

 

A Polícia Civil solicita que as vítimas e os populares que tiverem conhecimento de fatos envolvendo violência doméstica, procurem a DEAM ou qualquer outra unidade da polícia civil mais próxima e denuncie o caso para que sejam tomadas as providências cabíveis no sentido de preservar a integridade física, sexual, patrimonial, moral e psicológica das vítimas.

Fonte – Dicom SSP-TO