Homem foi preso depois de trazer mais de 7kg de drogas do estado do Mato Grosso

Policiais Civis da 2ª Divisão Especializada em Narcóticos (2ª DENARC), de Araguaína, comandados pelo delegado José Anchieta de Menezes Filho, efetuaram nesta segunda-feira, 14, a prisão de um indivíduo, de 37 anos, conhecido como “Tocantins”. Ele é considerado um dos maiores traficantes da cidade do norte do Estado. Na ocasião, os policiais civis também prenderam mais duas mulheres e apreenderam cerca de 8kg de crack, várias porções de maconha, bem como a quantia de R$ 6.200 ( Seis Mil e Duzentos Reais), em dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

Estrutura criminosa

Conforme a autoridade policial, a ação que resultou nas prisões e apreensões de drogas já estava em curso desde o ano de 2019, quando os policiais civis da Unidade Especializada desarticularam uma grande estrutura criminosa que era responsável por trazer grande quantidade de drogas do Estado do Mato Grosso para a cidade de Araguaína, onde era distribuída em pontos de venda entorpecentes.

“Há mais de um ano, vínhamos investigando essa associação criminosa e desde então, já efetuamos a apreensão de dezenas de quilos de entorpecentes, além das prisões de várias pessoas envolvias com o tráfico”, disse o delegado Anchieta. No entanto, no início de 2019, “Tocantins”, foi preso no Estado do Mato Grosso e passou a cumprir pena de mais de 49 anos por crimes diversos. Nesse meio tempo, seus comparsas continuaram com as atividades criminosas de tráfico e continuavam fazendo viagens regulares em carros de passeio, de Mato Grosso para Araguaína, trazendo grande quantidade de drogas.

Ocorre que, em meados de 2020, “Tocantins” foi solto da Cadeia e voltou para Araguaína, onde intensificou o tráfico e se tornou um dos maiores traficantes do Tocantins. Contudo, após comparsas terem sido presos, ele mesmo passou a ir até o Mato Grosso e trazer as drogas para a cidade de Araguaína. Assim, após compartilhamento de informações com a Polícia Civil do estado vizinho, os policiais civis da 2ª Denarc, descobriram que o indivíduo acabara de retornar para Araguaína, trazendo um grande carregamento de drogas.

Monitoramento

De posse dessa informação, os policiais civis foram até o endereço de uma das mulheres que fazem parte da associação criminosa e perceberam quando o suspeito deixou vários itens no local e se retirou. No entanto, os policiai civis fizeram monitoramento no local e na manhã desta segunda-feira, 14, voltaram a residência, situada no setor Presidente Lula, onde localizaram e apreenderam quase 8kg de crack, bem como cerca de 1kg de maconha, que estavam de posse de uma mulher, de 27 anos que foi presa em flagrante por tráfico de drogas.

Em seguida, os policiais civis deslocaram-se até outro imóvel no setor Santa Inês, onde encontram “Tocantins” e sua companheira, de 28 anos, os quais estavam de posse de duas porções de maconha, bem como R$ 6.200 em dinheiro. Desse modo, ambos foram presos e conduzidos até a sede da 2ª Denarc, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Após a realização das providências legais cabíveis, as mulheres foram recolhidas à Cadeia Feminina de Babaçulândia e o homem foi encaminhado para a Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA). Todos, agora estão à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: SSP