Foto – Divulgação

A partir deste mês de julho, o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh) passou a ofertar a Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP), tornando-se a segunda referência do serviço no Estado, sendo a capital Palmas a primeira, e o HDT-UFT pioneiro em relação a região norte do Tocantins. A PrEP se insere como uma estratégia adicional nova de prevenção disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV e contribuir para o alcance das metas relacionadas ao fim da epidemia.

De acordo com o protocolo do HDT-UFT, a PrEP consiste na utilização de antirretrovirais (ARV) por pessoas que não estão infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), mas que se encontram altamente vulneráveis ao vírus. Essa estratégia se mostrou eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção pelo HIV.

Segundo o documento, a implementação da PrEP no SUS vem ocorrendo de forma gradual em todo o país, para populações sob maior risco de infecção pelo HIV: homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas homoafetivas, trabalhadores (as) do sexo, pessoas trans e pessoas com parcerias sorodiferentes para o HIV também são consideradas elegíveis para uso da PrEP.

De acordo com a chefe da Unidade de Clínica Cirúrgica, enfermeira Raquel de Sousa Andrade Fernandes, estudos demonstram que mulheres HIV negativas, com desejo de engravidar de parceiro soropositivo ou com frequentes situações de potencial exposição ao HIV, podem também se beneficiar do uso de PrEP de forma segura, ao longo da gravidez e amamentação, para se proteger e proteger o bebê.

No entanto, consta no protocolo que o simples pertencimento a um desses grupos não é critério suficiente para caracterizar indivíduos com exposição frequente ao HIV; para essa caracterização, é necessário observar as práticas sexuais, as parcerias sexuais e os contextos específicos associados a um maior risco de infecção. A avaliação é realizada pelo médico.

Como acessar o serviço

O usuário interessado pode procurar o Serviço de Assistência Especializada (SAE) no HDT-UFT, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Inicialmente o paciente passa por uma consulta de enfermagem, que fará uma triagem prévia, preencherá os formulários necessários, e o encaminhará para consulta com o médico infectologista.

O médico infectologista fará uma consulta inicial avaliando as condições de saúde do paciente, tria e solicita exames laboratoriais pertinentes para que esse paciente seja considerado apto ao uso de PrEP. O paciente deve retornar 30 dias após início da PrEP, e para dar seguimento clínico e laboratorial a cada 90 dias. A realização de teste rápido para HIV a cada visita trimestral é obrigatória. Pessoas com indicação de PrEP e com história de fratura patológica devem ser avaliadas pelo especialista antes da decisão de iniciar o uso de PrEP.

Profilaxia Pós-Exposição (PEP)

O HDT-UFT também disponibiliza a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Esse atendimento é realizado pelo médico plantonista que atende 24 horas, após a procura do usuário que sofreu exposição após relação sexual consentida sem proteção ou após acidente com material biológico.

Sobre o hospital

O HDT-UFT é o primeiro hospital universitário federal do Estado do Tocantins, oferta atendimentos especializados em doenças infectoparasitárias e faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde fevereiro de 2015. Saiba mais, clique aqui.

Fonte – Ascom HDT-UFT