A  Associação de Travestis e Transexuais do Estado do Tocantins (Atrato) vai realizar, nos dias 06 e 07 de Dezembro do corrente ano, o I Encontro de Travestis e Transexuais do Estado do Tocantins, com o seguinte tema: Vozes Para Transformação: Falando sobre saúde trans e disseminando novas técnicas de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis / HIV-AIDS / HEPATITES VIRAIS.

Salientamos a fundamental importância de fazermos uma reflexão sobre os temas sociais contemporâneos incluindo gênero, orientação sexual, saúde mental e principalmente o tema de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

A abertura contará com a mesa de autoridades e a apresentação de vários shows das Drag’s Queen, Travestis e Transexuais da comunidade local.

A palestra de abertura no dia 06 de dezembro irá tratar do tema: Identidade Trans: Avanços, Direitos e Desafios para comunidade Trans e será ministrada pela professora transexual da UFT MsC. Rubra.

No dia seguinte, haverá várias mesas temáticas de aproximadamente uma hora de duração para falar dos seguintes tópicos:

• Mesa 1: Saúde Mental dos Homens Trans
– Palestrante: Dhiene Chamiski
– Mediador: Nycolas Castro

• Mesa 2: E aí Tocantins! Vamos combinar? Prevenção combinada em IST/HIV-AIDS e HV.
– Palestrante: Dr. Maravilha
– Mediadora: Byanca Marchiori

• Mesa 3: Vivendo com HIV/AIDS
– Palestrante: Lucrécia Borges
– Mediadora: Jéssika Vilalon

• Mesa 4: Boletim Epidemiológico de HIV e outras IST’s no Tocantins.
– Palestrante: Marileide Florêncio
– Mediadora: Thallita Costa

• Mesa Final: Avanços tecnológicos do SUS na prevenção do IST/HIV/HV entre a população T.
– Palestrante: Henrique Ávila
– Mediadora: Rafaella Mahare

• Oficina para realização de Testagem em Fluído Oral
– Ministração: Grupo Condutor de Infectocontagiosas da SEMUS / Secretária da Saúde do Estado do Tocantins / Ministério da Saúde.

As mesas serão ministradas por especialistas nos temas propostos pela ATRATO e tem como objetivo discutir o cenário de vivências de travestis e transexuais no Estado do Tocantins, bem como disseminar os resultados das ações inovadoras no combate às IST’s / HIV-AIDS e Hepatites Virais e ainda envolver gestores e representantes estaduais, municipais da esfera governamental e não governamental que atuam diretamente com a promoção da saúde e prevenção das IST/HIV/HV e com o público LGBTI.

Além disso, durante o evento serão discutidos ainda a sustentabilidade, manutenção e ampliação da estratégia utilizada pela iniciativa em rede pública de saúde e ainda estabelecer metas e compromissos pactuados por diferentes atores (esfera governamental, academia e organização da sociedade civil) para aprimorar, expandir e consolidar a experiência acumulada pela iniciativa, visando não só a continuidade do trabalho com travestis e transexuais, mas também a ampliação do mesmo para outros segmentos populacionais de maior risco para a infecção do HIV e outras IST.

O evento se encerrará após a ministração da oficina de testagem.

I Encontro de Travestis e Transexuais do Estado do Tocantins – Divulgação